18ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura


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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária Abertura: 18/08/2025 - 19:03 Encerramento: 18/08/2025 - 21:27
Correspondências
Expedientes
Leitura e Deliberação da Ata da Sessão Anterior:

Leitura e aprovação por unanimidade da Ata da Sessão Ordinária do dia 11 de agosto de 2025.

Correspondências Recebidas:

Ofício nº 72/2025, do senhor David de Brito Santos, Interventor da Santa Casa de Misericórdia São Francisco de Buritama, dirigido ao presidente da Câmara Antonio Carlos de Freitas, em resposta aos Requerimentos nº 64/25, 65/25, 80/25, 92/25, 107/25, 108/25, 109/25, 111/25 e 112/25: A SANTA CASA DE MISERICÓRDIA SÃO FRANCISCO DE BURITAMA, CNPJ: 44.435.451/0001, CNE: 2079461, com endereço na Rua Guilherme Guerbas, 353 - Centro, Buritama - SP, 15290-000, através de seu INTERVENTOR, Sr. DAVID DE BRITO SANTOS, brasileiro, Advogado, portador do RG/SP-SSP 47.***.596, CPF/MF 389.***.***-04, residente e domiciliado na Rua Capitão Vicente Gonçalves, 732, Centro, CEP 15.290-000, nesta cidade de Buritama - SP, nomeado nos termos do Decreto nº 5.195, de 03 de abril de 2025, vem através do presente, em resposta aos requerimentos nºs 64/25, 92/25, 108/25, 109/25, 111/25 e 112/25, informar que, deixou de cumprir as solicitações indicadas nos referidos requerimentos, considerando que a própria Lei Orgânica do Município de Buritama prevê que referidas informações devem ser dirigidas ao Prefeito e não ao Interventor, a luz do que prevê o art. 8º, Inciso XI, parágrafo 2º, senão vejamos: Art. 8º. À Câmara compete, privativamente, as atribuições: (...) XI - solicitar informações ao Prefeito, bem como requerer cópia de documentos referentes à Administração; §2º - É fixado em quinze dias, prorrogável por igual período, desde que solicitado e devidamente justificado, o prazo para responsáveis pelos órgãos da administração direta e indireta, prestem as informações requisitadas pelo Poder Legislativo na forma do disposto na presente Lei, sob pena de responsabilidade. Portanto, as informações solicitadas devem ser prestadas diretamente pelo Prefeito, na forma preconizada na Lei Orgânica do Município”; e Convite da senhora Ivete Ribeiro Mariano, Diretora do Departamento Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, dirigido ao presidente da Câmara Antonio Carlos de Freitas: “Através deste, vimos convidar vossa senhoria para uma passeata no dia 19 de agosto de 2025 que irá sair do Departamento Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Rua Rio Preto 511 às 19h seguindo até a Praça Central e logo após será realizado uma peça teatral “TROQUE SEU ESMALTE” sobre o mês e conscientização pelo fim da violência contra a mulher - Agosto Lilás.

Comissões Permantes da Câmara:

O senhor presidente comunicou que as Comissões de Constituição, Justiça e Redação; e Orçamento, Finanças e Contabilidade, haviam exarado os Pareceres nºs 61/25, favoráveis a que o Projeto de Lei nº 72/25, fosse submetido à deliberação; e que a Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo, havia exarado o Parecer nº 45/25, favorável a que o Projeto de Lei nº 72/25, fosse submetido à deliberação.

Matérias do Expediente
MatériaEmenta Situação
1 - Projeto de Lei Ordinária nº 72 de 2025
Processo: -
Autor: TIAGO LUIZ DE OLIVEIRA - PREFEITO MUNICIPAL
Turno:
Dispõe sobre abertura de crédito suplementar, no valor de R$ 1.116.000,00, ao orçamento de 2025, alteração do PPA -LDO para os fins que especifica, e dá outras providencias
Não informada
2 - Requerimento nº 144 de 2025
Processo: -
Autor: MIKAEL DISK FRETE
Turno:
Eu, MIKAEL CASTRO DE BRITO, abaixo assinado, vereador, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIRO a gentileza de Vossa Excelência, depois de ouvido o douto Plenário, seja expedida uma MOÇÃO DE APOIO em favor do Excelentíssimo Deputado Estadual VALDOMIRO LOPES, expressando a nossa solidariedade ao nobre parlamentar, salientando que fomos pegos de surpresa através das mídias sociais quando o mesmo anunciou publicamente que foi diagnosticado com câncer do tipo linfoma, em estágio inicial.
Não informada
3 - Requerimento nº 145 de 2025
Processo: -
Autor: DR. WALLISON
Turno:
Eu, WALLISON ROBERTO DA SILVA, vereador, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, depois de ouvido o douto Plenário, REQUEIRO a Vossa Excelência, seja oficiado o senhor Tiago Luiz de Oliveira, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de informar à esta Casa Legislativa, quais serão as medidas administrativas e/ou judiciais que, porventura, serão tomadas com relação às áreas urbanas e/ou turísticas que contam com usinas fotovoltaicas para produção e venda de energia que se encontram em construção e/ou já em funcionamento, bem como informar se existem outras usinas fotovoltaicas construídas no Município.
Não informada
4 - Requerimento nº 146 de 2025
Processo: -
Autores: CRISTINA NOBRE, ADRIANO TUSTÃO, ANTONIO CARLOS, CARLINHO DO DIVINO, FEBEM, FERNANDA MACENO, MIKAEL DISK FRETE, TONHÃO DA EDITORA
Turno:
Nós, ABAIXO ASSINADOS, vereadores, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, depois de ouvido o douto Plenário, REQUEREMOS, seja expedida uma MOÇÃO DE APOIO em favor da professora NEUSA APARECIDA BASSO DE ALMEIDA, pelos relevantes serviços reconhecidamente prestados ao nosso município.
Não informada
5 - Requerimento nº 147 de 2025
Processo: -
Autor: ANÍZIO
Turno:
Eu, ANÍZIO ANTONIO DA SILVA, abaixo assinado, vereador, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, depois de ouvido o douto Plenário, REQUEIRO, seja oficiado ao senhor Tiago Luiz de Oliveira, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de encaminhar à esta Casa Legislativa, as seguintes informações: Qual é o déficit habitacional de interesse social atualmente registrado no Município de Buritama, considerando dados oficiais ou levantamentos realizados pela Administração, especificando:1) O número estimado de famílias que se enquadram nos critérios de habitação de interesse social; 2) A fonte e o ano da última atualização desses dados.
Não informada
6 - Requerimento nº 148 de 2025
Processo: -
Autor: CRISTINA NOBRE
Turno:
Eu, MARIA CRISTINA NOBRE SANTOS, abaixo assinado, vereadora com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, depois de ouvido o douto Plenário, REQUEIRO, seja oficiado os senhores Tiago Luiz de Oliveira, Prefeito Municipal, e Carlos Henrique Masson Contel, Diretor Municipal de Engenharia, solicitando-lhes a gentileza, no sentido de encaminharem à esta Casa Legislativa, uma relação contendo todas as áreas institucionais do município de Buritama, com o seu endereço completo e o georreferenciamento de cada área.
Não informada
7 - Requerimento nº 149 de 2025
Processo: -
Autor: ANÍZIO
Turno:
Eu, ANÍZIO ANTONIO DA SILVA, abaixo assinado, vereador, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, depois de ouvido o douto Plenário, REQUEIRO, seja oficiado o senhor Sílvio César Teixeira, Presidente da ACIB-Associação Comercial e Industrial de Buritama, considerando o relevante papel desempenhado por aquela Associação na promoção e fortalecimento da economia local, e tendo em vista que a Festa do Peão de Buritama, realizada no período de 13 a 17 de agosto de 2025, constitui-se em um dos maiores eventos do calendário municipal, com expressivo potencial de movimentação econômica e de geração de empregos, solicitando a gentileza da presidência da ACIB, no sentido de encaminhar à esta Casa Legislativa, as seguintes informações oficiais.
Não informada
8 - Requerimento nº 150 de 2025
Processo: -
Autores: FERNANDA MACENO, CARLINHO DO DIVINO
Turno:
Nós, FERNANDA MACENO COLETTA MESTRINER e CARLOS ROBERTO TEIXEIRA, abaixo assinados, vereadores, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, depois de ouvido o douto Plenário, REQUEREMOS, seja acionada a Assessoria Jurídica da Câmara Municipal de Buritama/SP, para ajuizar Mandado de Segurança na Justiça da Comarca de Buritama/SP, contra o senhor David de Brito Santos, interventor nomeado da Santa Casa de Misericórdia São Francisco de Buritama, em face de não responder conforme o solicitado ao Requerimento nº 64/25, e de não responder a nenhum dos Requerimentos de nºs 92, 108, 109, 111 e 112/25.
Não informada
9 - Requerimento nº 151 de 2025
Processo: -
Autor: ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO
Turno:
Requer urgência na deliberação do Projeto de Lei nº 72/2025.
Não informada
10 - Indicação nº 117 de 2025
Processo: -
Autor: FERNANDA MACENO
Turno:
A vereadora que esta subscreve, nos termos regimentais, INDICA, por intermédio de Vossa Excelência, ao senhor Tiago Luiz de Oliveira, Prefeito Municipal, que sejam tomadas as providências necessárias e realizados os devidos estudos, objetivando determinar o cumprimento da Lei Municipal nº 3.187, de 04 de julho de 2008, que dispõe sobre a proibição de tráfego de veículos pesados em vias públicas urbanas de nossa cidade.
Não informada
11 - Indicação nº 118 de 2025
Processo: -
Autor: FERNANDA MACENO
Turno:
A vereadora que esta subscreve, nos termos regimentais, INDICA, por intermédio de Vossa Excelência, ao senhor Tiago Luiz de Oliveira, Prefeito Municipal, que sejam tomadas as providências necessárias, objetivando determinar a execução dos serviços “tapa buracos” em diversas ruas de nossa cidade, especialmente a Rua Elói Muniz de Freitas. (Fotos Ilustrativas em anexo).
Não informada
12 - Indicação nº 119 de 2025
Processo: -
Autor: ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO
Turno:
O vereador que esta subscreve, nos termos regimentais, INDICA, por intermédio de Vossa Excelência, ao senhor Tiago Luiz de Oliveira, Prefeito Municipal, sejam realizados os devidos estudos e tomadas as providências necessárias, objetivando encaminhar à esta Casa Legislativa um Projeto de Lei instituindo, em caráter permanente, o Programa Municipal “Remédio em Casa”, regulamentando a entrega domiciliar de medicamentos de uso contínuo da Farmácia Municipal aos usuários do SUS com comprovada dificuldade de locomoção.
Não informada
13 - Indicação nº 120 de 2025
Processo: -
Autor: ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO
Turno:
O vereador que esta subscreve, nos termos regimentais, INDICA, por intermédio de Vossa Excelência, ao senhor Tiago Luiz de Oliveira, Prefeito Municipal, sejam tomadas as providências necessárias, objetivando encaminhar à esta Casa Legislativa um Projeto de Lei instituindo o “Festival Comida de Buteco”, passando a constar no Calendário Oficial de Festividades do Município.
Não informada
14 - Indicação nº 121 de 2025
Processo: -
Autor: DR. WALLISON
Turno:
O vereador que esta subscreve, nos termos regimentais, INDICA, por intermédio de Vossa Excelência, ao senhor Tiago Luiz de Oliveira, Prefeito Municipal, sejam tomadas as providências necessárias, objetivando a elaboração e encaminhamento de um Projeto de Lei à esta Casa Legislativa, dispondo sobre a obrigatoriedade de o Prefeito, o Vice-Prefeito, Diretores Comissionados, inclusive os Adjuntos dos diversos Departamentos do Governo do Município de Buritama, e Membros do Conselho Tutelar, se submeterem, trimestralmente, a regular exame toxicológico de natureza pública, dando outras providências.
Não informada
15 - Indicação nº 122 de 2025
Processo: -
Autor: CRISTINA NOBRE
Turno:
A vereadora que esta subscreve, nos termos regimentais, INDICA, por intermédio de Vossa Excelência, aos senhores Tiago Luiz de Oliveira, Prefeito Municipal, e Reinaldo Fuzete Junior, Diretor do Departamento Municipal de Administração, que sejam realizados os devidos estudos e tomadas as providências necessárias, objetivando que o Governo Municipal encaminhe um Projeto de Lei Complementar à esta Casa Legislativa, alterando o Art. 145 da Lei Ordinária nº 2.024, de 28 de setembro de 2991, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Buritama, passando a vigorar da seguinte maneira: “Ao funcionário será concedida licença-paternidade, por nascimento ou adoção, pelo prazo de trinta (30) dias consecutivos, com vencimento integral”.
Não informada
16 - Indicação nº 123 de 2025
Processo: -
Autor: CRISTINA NOBRE
Turno:
A vereadora que esta subscreve, nos termos regimentais, INDICA, por intermédio de Vossa Excelência, aos senhores Tiago Luiz de Oliveira, Prefeito Municipal, e Giselda Elias da Cunha, Diretora Municipal de Trânsito, sejam tomadas as providências necessárias, objetivando a construção de uma lombada ou de um outro tipo de redutor de velocidade na altura do número 880 da Rua Anésia Perassoli, mais precisamente em frente a uma padaria ali existente.
Não informada
Matérias da Ordem do Dia
MatériaEmenta Situação
1 - Projeto de Lei Ordinária nº 72 de 2025
Processo: -
Autor: TIAGO LUIZ DE OLIVEIRA - PREFEITO MUNICIPAL
Turno:
Dispõe sobre abertura de crédito suplementar, no valor de R$ 1.116.000,00, ao orçamento de 2025, alteração do PPA -LDO para os fins que especifica, e dá outras providencias
Não informada