Resumo (27ª Ordinária da 2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)

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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 21/11/2022 - 19:00
Encerramento: 21/11/2022 - 21:34



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Mesa Diretora
Presidente: FEBEM / REP
Vice-Presidente: ADRIANO TUSTÃO / PODE
1º Secretário: TONHÃO DA EDITORA / PSDB
2º Secretário: CARLINHO DO DIVINO / REP



Lista de Presença na Sessão
ADRIANO TUSTÃO / PODE
ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO / MDB
ANÍZIO / PSD
CARLINHO DO DIVINO / REP
CHERRY / PSDB
CRISTINA NOBRE / PSDB
FEBEM / REP
JOÃOZINHO PEREZ / REP
JUNIOR PICCOLI / PODE
MARQUINHOS BARBOSA / PP
TONHÃO DA EDITORA / PSDB






Expedientes
Correspondências Recebidas:

Atendendo solicitação do vereador Anízio Antonio da Silva, o senhor presidente autorizou fosse feita a leitura do seguinte Ofício de autoria do deputado estadual Vinicius Camarinha: Ofício nº 824/22 - CVCA, do Deputado Estadual, Vinicius Camarinha, dirigido ao senhor Milton Roberto Persoli, Diretor Geral da ARTESP-Agência de Transporte do Estado de São Paulo, Rua Iguatemi, 105 - Itaim Bibi - CEP. 01451-011 - São Paulo-SP. Reativação Transporte entre Buritama a Araçatuba e de Buritama a Votuporanga. Prezado Senhor Presidente. Cumprimentando-o, cordialmente, venho pelo presente, solicitar os valiosos préstimos de Vossa Senhoria, no sentido de reativar o Transporte Intermunicipal entre Buritama a Araçatuba e de Buritama a Votuporanga. Trata-se de justa reivindicação dos precitados municípios, prejudicados com a interrupção do transporte intermunicipal, uma vez que as restrições impostas à condução de passageiros entre os precitados municípios por ocasião da pandemia, deixaram de existir no mercado, fazendo com que, a maioria das atividades já tenham sido restabelecidas, mormente no transporte de passageiros ferroviários, rodoviários e aéreos, que voltaram a executar seus serviços, normalmente. Por essa razão, não se justifica a interrupção de transporte Linhas “Auto 9010” e “Autos 9289”, respectivamente, entre Buritama a Araçatuba e de Buritama a Votuporanga - ambas de característica suburbana - o que vem causando severos transtornos à população afetada, dificultando a locomoção de trabalhadores, profissionais liberais, servidores públicos, pacientes idosos, gestantes e crianças em idade escolar entre as cidades, obrigados a locomover-se por outros meios, onerando seus orçamentos. Como o Serviço Regular é autofinanciado pela cobrança de tarifa pública e, por não haver qualquer subsídio por parte do Estado, a operação dos horários, conforme metodologia tarifária, se justifica se houver uma média de 30 passageiros por viagem, para cobrir os custos envolvidos com a prestação do Serviço Regular Suburbano, ao que se sabe, há de sobra. Como bem observado pelos municípios interessados, de acordo com o Regulamento do Serviço, o artigo 14, inciso II estabelece a possibilidade de exploração economicamente viável e, o artigo 79, estabelece também que a remuneração dos serviços prestados será fixada mediante sistemática que assegure: I - a justa remuneração do capital empregado e o equilíbrio econômico-financeiro para prestação do serviço de transporte; II - a cobertura dos custos do transporte oferecido em regime de eficiência. Posto isso, se houver pendências relacionadas à empresa de transporte responsável pelas referidas “Linhas Autos”, cabe a essa respeitável agência sanar eventuais irregularidades, para que as linhas voltem a atender os municípios prejudicados, com vistas a proporcionar melhor qualidade de vida, dignidade humana e cidadania aos munícipes. Contando com o atendimento deste pleito, que corrigirá a inegável falha apontada, apresento-lhe protestos de elevada estima e distinta consideração”; Ofício nº 172/2022-GP, do senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, dirigido ao presidente da Câmara Carlos Alberto dos Santos, em resposta ao Requerimento nº 119/22 de autoria dos vereadores José Ademir Piccoli Junior e Adriano Carlo de Carvalho que requereram fossem oficiados os senhores Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, e Sidinei Junior De Moura, Responsável Do Setor de Transporte, solicitando-lhes a gentileza, no sentido de informarem à esta Casa Legislativa, como anda o processo de organização dos ônibus dos universitários em relação as carteirinhas de estudantes e o prazo de preparação das mesmas em seus devidos locais e pontos de embarque; “informamos que todo início de ano é solicitado aos alunos que tragam de suas respectivas instituições de ensino um comprovante de matrícula ou rematrícula, para que aquela unidade gerencial possa efetuar a atualização dos alunos que serão transportados durante o ano com a frota municipal”; 
Ofício nº 180/2022-GP, do senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, dirigido ao presidente da Câmara Carlos Alberto dos Santos, em resposta ao Requerimento nº 96/22 de autoria do vereador André Luiz Cunto que requereu fossem oficiados os senhores Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, e Edilson Carlos de Paiva, Diretor Municipal de Saúde, solicitando-lhes a gentileza, no sentido de informar à esta Casa Legislativa, qual o tempo médio estimado na Lista de Espera que os pacientes aguardam entre o agendamento na Rede Municipal de Saúde e a efetiva realização dos Exames de Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Raio X e Endoscopia; “em atenção a vossa solicitação feita pelo vereador André Luiz Cunto, no sentido de informar qual o tempo médio estimado na lista de espera que os pacientes aguardam entre o agendamento na rede municipal e a efetiva realização dos exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, raio X e endoscopia, informamos dados fornecidos pelo Departamento Municipal de Saúde, que não são válidos para os casos de urgência, os quais são liberados imediatamente: Ressonância Magnética e tomografia – média 60 dias; Raio X – média 30 dias; Endoscopia – média de prazo maior devido ao número insuficiente de cotas ofertadas pelo AME (porém em casos de urgência são agendados via consórcio).

Comissões Permantes da Câmara:

O senhor presidente comunicou que as Comissões de Constituição, Justiça e Redação; e Orçamento, Finanças e Contabilidade, haviam exarado os Pareceres nºs 73/22, favoráveis a que o Projeto de Lei nº 80/22, fosse submetido à deliberação.




Matérias do Expediente
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Lei Ordinária nº 80 de 2022
Autor: RODRIGO ZACARIAS DOS SANTOS - PREFEITO
Número de Protocolo: 341
DISPÕE SOBRE ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL ALTERAÇÃO DO PPA E LDO 2022 AUTORIZAÇÃO PARA REPASSE DE RECURSOS A ENTIDADE DO 3º SETOR, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
Matéria lida
2 - Indicação nº 116 de 2022
Autor: ANÍZIO
O vereador que esta subscreve, nos termos regimentais, INDICA, por intermédio de Vossa Excelência, ao senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, sejam tomadas as providências necessárias, objetivando autorizar a execução dos serviços de pintura nos redutores de velocidade, lombadas, existentes na cidade, mais especificamente nos situados na Avenida Antonio Alves Teixeira e na Estrada Vicinal José Teixeira de Almeida.
Matéria lida
3 - Indicação nº 117 de 2022
Autor: ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO
O vereador que esta subscreve, nos termos regimentais, INDICA, por intermédio de Vossa Excelência, ao senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de tomar as providências necessárias e desenvolver os devidos estudos, objetivando estruturar linhas de transporte coletivo com horários preestabelecidos, custeados com recursos municipais, para a cidade de Birigui, considerando a necessidade social que se apresenta devido a paralização até aqui insanável, e que as referidas linhas sejam mantidas até que se solucione o problema existente com as empresas particulares e ARTESP.
Matéria lida
4 - Indicação nº 118 de 2022
Autor: TONHÃO DA EDITORA
O vereador que esta subscreve, nos termos regimentais, INDICA, por intermédio de Vossa Excelência, ao senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, sejam tomadas as providências necessárias, objetivando a implantação de uma rotatória e a instalação de semáforos no local em que se especifica entre as ruas Av. Galdino Alves de Souza, Av. Daniel Luis Guerbas, Rua Alipio Pocaia e Rua Santos Reis. (Foto em Anexo).
Matéria lida
6 - Requerimento nº 132 de 2022
Autor: ANÍZIO
Eu, ANÍZIO ANTONIO DA SILVA, abaixo assinado, vereador, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIRO, a gentileza de Vossa Excelência, depois de ouvido o douto Plenário, seja oficiado o senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de informar à esta Casa Legislativa, sobre a regularidade do funcionamento de empresas de captação de material para reciclagem em Zona Urbana da Cidade, especificamente na Rua Ismael de Souza próximo ao Conjunto Habitacional Ana Teixeira Alves e na Rua Dr. Presciliano Pinto de Almeida entre as Ruas Dos Viajantes e Afonso Pena.
Aprovado
7 - Requerimento nº 133 de 2022
Autor: CRISTINA NOBRE
Eu, MARIA CRISTINA NOBRE SANTOS, abaixo assinado, vereadora, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIRO, a gentileza de Vossa Excelência, depois de ouvido o douto Plenário, seja oficiado o senhor José Eduardo Marins, Diretor-Executivo do SAAEMB-Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Buritama, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de informar à esta Casa Legislativa, como está a situação da Usina de Reciclagem para que a mesma entre em pleno funcionamento, a quantas andam as tratativas administrativas com relação ao auxílio para implantação da Cooperativa; se existe um Cronograma para tudo isso ocorrer.
RETIRADO DE PAUTA A PEDIDO DO AUTOR
8 - Requerimento nº 134 de 2022
Autor: CRISTINA NOBRE
Eu, MARIA CRISTINA NOBRE SANTOS, abaixo assinado, vereadora, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIRO, a gentileza de Vossa Excelência, depois de ouvido o douto Plenário, seja oficiado o senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de informar à esta Casa Legislativa, a quantas andam as obras da Reforma da Unidade de Saúde Ana Ferreira de Jesus, Gleba 10, tocadas através de recursos recebidos através da nobre deputada estadual Analice Fernandes, cujas melhorias tanto lutamos com a parlamentar junto ao Governo do Estado de São Paulo, bem como cobrar agilidade junto a empresa que está executando os serviços de reforma naquele prédio público para que o mais rápido possível possa retomar o trabalho cotidiano que a Prefeitura sempre ofereceu à população naquele Centro de Especialidades, da Gleba 10.
RETIRADO DE PAUTA A PEDIDO DO AUTOR
9 - Requerimento nº 135 de 2022
Autor: ANÍZIO
Eu, ANÍZIO ANTONIO DA SILVA, abaixo assinado, vereador, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIRO, a gentileza de Vossa Excelência, depois de ouvido o douto Plenário, seja oficiado o senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de informar à esta Casa Legislativa, sobre os critérios adotados pela atual Administração Municipal em relação a fiscalização pela falta de calçadas e passeios públicos em imóveis na zona urbana de nossa cidade.
Rejeitado
10 - Requerimento nº 136 de 2022
Autores: ANÍZIO, JUNIOR PICCOLI
Nós, ANÍZIO ANTONIO DA SILVA e JOSÉ ADEMIR PICCOLI JUNIOR, abaixo assinados, vereadores, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIREMOS, a gentileza de Vossa Excelência, depois de ouvido o douto Plenário, seja oficiado o senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de encaminhar à esta Casa Legislativa, uma relação constando o nome de todos os estudantes e trabalhadores cadastrados no setor de transporte, que utilizam os ônibus municipais para se locomoverem até as cidades vizinhas para estudar e/ou trabalhar.
Rejeitado
11 - Requerimento nº 137 de 2022
Autores: ANÍZIO, JUNIOR PICCOLI
Nós, ANÍZIO ANTONIO DA SILVA e JOSÉ ADEMIR PICCOLI JUNIOR, abaixo assinados, vereadores, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEREMOS, a gentileza de Vossa Excelência, depois de ouvido o douto Plenário, seja oficiado o senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de informar à esta Casa Legislativa, os motivos pelos quais ainda não foi providenciado o AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros no prédio do Centro Cultural, e se há alguma previsão para a emissão do referido Auto de Vistoria.
Aprovado
12 - Requerimento nº 138 de 2022
Autores: JUNIOR PICCOLI, ANÍZIO
Nós, JOSÉ ADEMIR PICCOLI JUNIOR e ANIZIO ANTONIO DA SILVA, abaixo assinados, vereadores, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEREMOS a gentileza de Vossa Excelência, depois de ouvido o douto Plenário, seja CONVOCADO nos termos dos Artigos 8º, XII, e 102 da Lei Orgânica do Município, o servidor público municipal SIDINEI JUNIOR DE MOURA, SUPERVISOR DE SERVIÇOS GERAIS DO GOVERNO DO MUNICÍPIO DE BURITAMA, para que compareça na próxima SESSÃO ORDINÁRIA do dia 05 de dezembro de 2022, com início às 19h00, quando será aberto a ele um Espaço Especial no transcorrer da referida sessão, para que ele possa prestar esclarecimentos sobre os serviços de transporte público municipal e funções relativas às atribuições do cargo, bem como seja comunicado o senhor RODRIGO ZACARIAS DOS SANTOS, PREFEITO MUNICIPAL, sobre a convocação do referido servidor público municipal.
Rejeitado
14 - Requerimento nº 140 de 2022
Autor: JOÃOZINHO PEREZ
REQUER URGÊNCIA NA DELIBERAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 80/2022.
Aprovado



Votações Nominais - Matérias do Expediente
Matéria Votos
Requerimento nº 138 de 2022
  • ADRIANO TUSTÃO - Não
  • ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO - Sim
  • ANÍZIO - Sim
  • CARLINHO DO DIVINO - Não
  • CHERRY - Não
  • CRISTINA NOBRE - Não Votou
  • FEBEM - Não
  • JOÃOZINHO PEREZ - Não
  • JUNIOR PICCOLI - Sim
  • MARQUINHOS BARBOSA - Não
  • TONHÃO DA EDITORA - Sim
  • Requerimento nº 137 de 2022
  • ADRIANO TUSTÃO - Sim
  • ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO - Sim
  • ANÍZIO - Sim
  • CARLINHO DO DIVINO - Não
  • CHERRY - Sim
  • CRISTINA NOBRE - Sim
  • FEBEM - Não Votou
  • JOÃOZINHO PEREZ - Não
  • JUNIOR PICCOLI - Sim
  • MARQUINHOS BARBOSA - Sim
  • TONHÃO DA EDITORA - Sim
  • Requerimento nº 136 de 2022
  • ADRIANO TUSTÃO - Não
  • ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO - Sim
  • ANÍZIO - Sim
  • CARLINHO DO DIVINO - Não
  • CHERRY - Não
  • CRISTINA NOBRE - Não
  • FEBEM - Não Votou
  • JOÃOZINHO PEREZ - Não
  • JUNIOR PICCOLI - Sim
  • MARQUINHOS BARBOSA - Não
  • TONHÃO DA EDITORA - Sim
  • Requerimento nº 135 de 2022
  • ADRIANO TUSTÃO - Não
  • ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO - Sim
  • ANÍZIO - Sim
  • CARLINHO DO DIVINO - Não
  • CHERRY - Não
  • CRISTINA NOBRE - Não
  • FEBEM - Não Votou
  • JOÃOZINHO PEREZ - Não
  • JUNIOR PICCOLI - Sim
  • MARQUINHOS BARBOSA - Não
  • TONHÃO DA EDITORA - Sim



  • Oradores do Expediente
    Parlamentar
    Discurso
    Observação
    1 - ANÍZIO

    2 - CARLINHO DO DIVINO
    2º SECRETÁRIO

    3 - TONHÃO DA EDITORA
    1º SECRETÁRIO

    4 - MARQUINHOS BARBOSA

    5 - ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO




    Lista de Presença na Ordem do Dia
    ADRIANO TUSTÃO / PODE
    ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO / MDB
    ANÍZIO / PSD
    CARLINHO DO DIVINO / REP
    CHERRY / PSDB
    CRISTINA NOBRE / PSDB
    FEBEM / REP
    JOÃOZINHO PEREZ / REP
    JUNIOR PICCOLI / PODE
    MARQUINHOS BARBOSA / PP
    TONHÃO DA EDITORA / PSDB



    Matérias da Ordem do Dia
    Matéria Ementa Resultado da Votação
    1 - Projeto de Lei Ordinária nº 80 de 2022
    Autor: RODRIGO ZACARIAS DOS SANTOS - PREFEITO
    Número de Protocolo: 341
    DISPÕE SOBRE ABERTURA DE CRÉDITO ADICIONAL ESPECIAL ALTERAÇÃO DO PPA E LDO 2022 AUTORIZAÇÃO PARA REPASSE DE RECURSOS A ENTIDADE DO 3º SETOR, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
    Aprovado



    Votações Nominais - Matérias da Ordem do Dia
    Matéria Votos
    Projeto de Lei Ordinária nº 80 de 2022
  • ADRIANO TUSTÃO - Sim
  • ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO - Sim
  • ANÍZIO - Sim
  • CARLINHO DO DIVINO - Sim
  • CHERRY - Sim
  • CRISTINA NOBRE - Sim
  • FEBEM - Não Votou
  • JOÃOZINHO PEREZ - Sim
  • JUNIOR PICCOLI - Sim
  • MARQUINHOS BARBOSA - Sim
  • TONHÃO DA EDITORA - Sim



  • Oradores das Explicações Pessoais
    Parlamentar
    Discurso
    Observação
    1 - CRISTINA NOBRE / PSDB

    2 - JUNIOR PICCOLI / PODE

    3 - JOÃOZINHO PEREZ / REP

    4 - ADRIANO TUSTÃO / PODE




    Considerações Finais

    Demais comentários, apartes, intervenções e justificativas de votos, encontram-se gravados na sua devida íntegra, em arquivo digital, CD-Compact Disc, MP3, de nº 29, e em DVD, partes integrantes desta Ata, bem como disponíveis nas redes sociais e site oficiais da Câmara Municipal. Nada mais havendo a tratar, o senhor presidente declarou finda a presente Sessão e dela se lavrou a presente Ata.

    Eu,................., Antonio José de Oliveira Junior, 1º Secretário, a li e subscrevo-me.