Resumo (21ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)

Impressão PDF

Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 20/09/2021 - 19:00
Encerramento: 20/09/2021 -



Conteúdo Multimídia



Mesa Diretora
Presidente: FEBEM / REP
Vice-Presidente: ADRIANO TUSTÃO / PODE
1º Secretário: CRISTINA NOBRE / PSDB
2º Secretário: CARLINHO DO DIVINO / REP



Lista de Presença na Sessão
ADRIANO TUSTÃO / PODE
ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO / MDB
ANÍZIO / PSD
CARLINHO DO DIVINO / REP
CHERRY / PSDB
CRISTINA NOBRE / PSDB
FEBEM / REP
JOÃOZINHO PEREZ / REP
JUNIOR PICCOLI / PODE
MARQUINHOS BARBOSA / PP
TONHÃO DA EDITORA / PSDB






Expedientes
Correspondências Recebidas:

Ofício nº 183/2021-GP, do senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, dirigido ao presidente da Câmara Carlos Alberto dos Santos, em resposta ao Requerimento nº 71/21 de autoria do vereador Anízio Antonio da Silva, que requereu fosse oficiado o senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido enviar à esta Casa Legislativa, para conhecimento da Edilidade, cópia da Legislação vigente que obriga o sepultamento das vítimas da COVID-19 em valas separadas, sem a possibilidade da construção de lápides, mesmo para os casos em que houve longo tempo de permanência do paciente em hospitais após o contágio, assim como uma Nota Explicativa sobre a cobrança de taxas municipais pelo serviço: “Vimos por meio deste encaminhar exemplar do Manejo de Corpos no Contexto da Doença causada pelo Coronavírus SARS-COV-2 COVID-19, instituído pelo Ministério da Saúde, que atende a demanda solicitada pelo vereador autor do requerimento” - (Doc. com 32 Laudas); Ofício nº 185/21, do senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, dirigido ao presidente da Câmara Carlos Alberto dos Santos, em resposta ao Requerimento nº 58/21 de autoria do vereador Anízio Antonio da Silva, que requereu fosse oficiado o senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de fornecer à esta Casa Legislativa, cópia do TAC-Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Governo do Município de Buritama e o Ministério Público, cujo tema central é a instalação do Canil Municipal: “Vimos por meio deste encaminhar TAC-Termo de Ajustamento de Conduta, firmado entre o Município de Buritama e o Ministério Público do Estado de São Paulo, a desde novembro de 2014, com o objetivo de controle populacional de cães e gatos do Município, para atender a demanda solicitada pelo autor do requerimento - (Termo de Ajustamento de Conduta – Inquérito Civil nº 14.0219.0000178/2013-5 - Doc. com 12 Laudas); Ofício nº 186/2021-GP, do senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, dirigido ao presidente da Câmara Carlos Alberto dos Santos, em resposta ao Requerimento nº 67/2020 de autoria do vereador João Luiz Perez Junior, que requereu fosse oficiado o senhor Edilson Carlos de Paiva, Diretor Municipal de Saúde, no sentido de informar à esta Casa Legislativa, qual a destinação final da verba de R$. 100.000,00 que o município de Buritama foi contemplado através de Emenda Parlamentar nº 2020.72.16366 do Deputado Estadual Paulo Fiorilo, justificada para uso no Custeio da Saúde, cuja conquista contou também com o envolvimento direto deste vereador: “Vimos por meio deste encaminhar ofício expedido pelo Diretor do Departamento Municipal de Saúde – Sr. Edilson Carlos de Paiva, acompanhado de documentos pertinentes a Emenda Parlamentar referente ao valor de R$. 100.000,00 (cem mil reais) do Deputado Paulo Fiorilo – (Doc. com 23 Laudas): Acompanhando o Ofício Especial do Deputado Estadual Paulo Fiorilo, de 29 de abril de 2020, dirigido ao então presidente da Câmara Osvaldo Custódio da Cruz: “Com satisfação, venho informar através do presente ofício, que a solicitação desse município a este mandato foi contemplada, através da emenda de número 2020.72.16366, no valor de R$. 100.000,00 destinada à custeio da Saúde. Dessa forma, aproveito para reforçar a nossa disposição em continuar sempre presente em ações conjuntas com a sua cidade. Também aproveito para parabenizar todos os envolvidos nessa conquista, em especial o Vereador João Luiz Perez Junior, que trouxe esta importante demanda municipal ao nosso conhecimento”, o Requerimento nº 67/20, do então vereador João Luiz Perez Junior, requerendo, fosse oficiado o senhor Edilson Carlos de Paiva, Diretor Municipal de Saúde, no sentido de informar à esta Casa Legislativa, qual a destinação final da verba de R$. 100.000,00 que o município de Buritama foi contemplado através de Emenda Parlamentar nº 2020.72.16366 do Deputado Estadual Paulo Fiorilo, justificada para uso no Custeio da Saúde, cuja conquista contou também com o envolvimento direto do então vereador requerente, o Ofício nº 131/20, datado de 21 de setembro de 2020, do então presidente da Câmara Osvaldo Custódio da Cruz, encaminhando o Requerimento nº 67/20, de autoria do então vereador João Luiz Perez Junior, aprovado na sessão ordinária do dia 21 de setembro de 2020 ao senhor Edilson Carlos de Paiva, Diretor Municipal de Saúde, o Ofício nº 125/21, do presidente da Câmara Carlos Alberto dos Santos, encaminhando novamente o Requerimento nº 67/20 de autoria do vereador João Luiz Perez Junior ao senhor Edilson Carlos de Paiva; e Ofício nº 244/2021/DMS, do senhor Edilson Carlos de Paiva, Diretor Municipal de Saúde, dirigido ao Prefeito Municipal, Rodrigo Zacarias dos Santos: “Em atenção ao Ofício nº 125/2001, referente ao Requerimento nº 67/2020 da Câmara Municipal de Buritama, de autoria do vereador João Luiz Perez Junior, venho por meio deste encaminhar a V. Exª cópia dos documentos sobre a Emenda Parlamentar de R$. 100.0000,00 do Deputado Paulo Fiorilo”; Ofício nº 187/21, do senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, dirigido ao presidente da Câmara Carlos Alberto dos Santos, em resposta ao Requerimento nº 78/21, de autoria do vereador Anízio Antonio da Silva, requerendo fosse oficiado o senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de desenvolver ações urgentes para CUMPRIR à Legislação Vigente - Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - Lei nº 9.394/96), que apregoa os direitos de acesso ao ensino para alunos com necessidades especiais que deve ser oferecido preferencialmente na rede regular de ensino, sendo que a própria LDB já prevê a prestação de serviços de apoio especializado nesses estabelecimentos quando necessário: “Vimos por meio deste encaminhar ofício expedido pela Diretoria do Departamento Municipal de Educação - Srª Vania Cristina Frazatti Gambera Dias, no que tange a esclarecimentos a respeito da legislação de Diretrizes e Bases da Educação - LDB - Lei 9.394/96: Ofício nº 258/DME/2021, da senhora Vânia Cristina Frazatti Gâmbera Dias, Diretora do Departamento Municipal de Educação, dirigido ao senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal: “Assunto: Pedido de Informação. Do Pedido. Do pedido de informação, recebido pelo Departamento Municipal de Educação, consta o encaminhamento ao Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Buritama pela Presidência da Câmara Municipal do município, por meio do ofício de Nº 117/21, protocolado na prefeitura sob o Nº 2432/2021. O referido ofício tem como objeto o encaminhamento dos requerimentos de Nº 77 e Nº 78, ambos de autoria do Ilmo. Sr. Vereador, Anízio Antonio da Silva, em que são solicitadas informações à esta Casa Legislativa. Da Informação solicitada. Requerimento Nº 78 – encaminhado pelo Exmo. Senhor Prefeito a Diretora do Departamento Municipal de Educação, Sra VÂNIA CRISTINA FRAZATTI GÂMBERA DIAS que neste ato informa constar do Plano do Governo do Município de Buritama ações que contemplam a Educação Especial, conforme dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e demais legislações pertinentes”; Ofício nº 188/2021-GP, do senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, dirigido ao presidente da Câmara Carlos Alberto dos Santos, em resposta ao Requerimento nº 59/21, de autoria do vereador Anízio Antonio da Silva, que requereu fosse oficiado o senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de fornecer à esta Casa Legislativa, cópia do contrato firmado entre o Governo do Município de Buritama e o Clube de Rodeio Buritama para realização da Festa do Peão de Boiadeiro no ano de 2019: “Vimos por meio deste encaminhar a Vossa Excelência, cópia de capa a capa do Processo Administrativo nº 55/2019 – Permissão de Uso Contrato nº 77/2019, devidamente autorizado pela Lei Municipal nº 4.372/2017, que atende a reivindicação do vereador - (Doc. com 29 Laudas)”; Ofício nº 189/2021-GP, do senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, dirigido ao presidente da Câmara Carlos Alberto dos Santos, em resposta ao Requerimento nº 77/21, de autoria do vereador Anízio Antonio da Silva, que requereu fosse oficiado o senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de informar à esta Casa Legislativa se consta no Plano do Governo do Município de Buritama algum quesito que demonstre a preocupação em desenvolver ações urgentes para atender a legislação federal existente, mais especificamente a Lei nº 11.350, de 05 de outubro de 2006, que em seu Artigo 9º-H preconiza: “Compete ao ente federativo ao qual o Agente Comunitário de Saúde ou o Agente de Combate às Endemias estiver vinculado fornecer ou custear a locomoção necessária para o exercício das atividades, conforme regulamento do ente federativo”. (Redação dada pela Lei nº 13.708, 14 de agosto de 2018): “Vimos por meio deste encaminhar a Vossa Excelência, cópia do Ofício nº 248/201-DMS de autoria do Diretor do Departamento Municipal de Saúde – Sr. Edilson Carlos de Paiva, que trata sobre informações relacionadas aos agentes comunitários”; :Ofício nº 248/2021/DMS, do senhor Edilson Carlos de Paiva, Diretor Municipal de Saúde, dirigido ao senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal: “Em atenção ao Ofício nº 117/2021, referente ao Requerimento nº 77/2021 de autoria do vereador Anízio Antonio da Silva, vereador da Câmara Municipal de Buritama, venho por meio deste informar a V. Exª que quando os Agentes Comunitário de Saúde fizeram o concurso era obrigatório (Lei Federal nº 11.350, de 05/10/2006) que o mesmo morasse na micro-área em que fosse atuar. Com a Lei Federal nº 13.595/2018, de 05/01/2018, o Agente Comunitário de Saúde que adquirir casa própria em outra área, é permitido mudar de residência, sem perder o serviço, porém até a presente data não tivemos nenhum Agente que solicitasse tal alteração, portanto entende-se que os mesmos residem na área onde estão atuando. Ressalto que o município é pequeno e as equipes atuam somente em áreas urbanas, e as visitas casa a casa são realizadas uma vez por mês, portanto executam também ações dentro da Unidade, não necessariamente estando em período integral nas ruas. Saliento que a categoria ora mencionada foi favorecida com aumento salarial em momento de Pandemia (Lei Complementar n 181/2019), ao qual as demais categorias não tiveram. Informo ainda que para as ações esporádicas a Unidade de Saúde possui veículo”; Ofício nº 190/2021-GP, do senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, dirigido ao presidente da Câmara Carlos Alberto dos Santos, em resposta ao Requerimento nº 67/21, de autoria do vereador Anízio Antonio da Silva, que requereu fosse oficiado o senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de informar à esta Casa Legislativa sobre o bar e demais dependências comerciais do Terminal Rodoviário de Passageiros Valdomiro Figueira se tem contrato de concessão em vigência ou se aguarda realização de Certame Licitatório: “Vimos por meio deste encaminhar a Vossa Excelência, cópia do expediente elaborado pela servidora Silvinéia Aparecida dos Santos – Responsável pela Unidade Gerencial Básica de Licitações e Contratos, que trata sobre informações acerca do Terminal Rodoviário de Passageiros Valdomiro Figueira”: Ofício Especial da senhora Silvinéia Aparecida dos Santos, Responsável pela U.G.B. de Licitações e Contratos do Governo do Município de Buritama, dirigido ao senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal: “Em atendimento ao contido no Ofício nº 99/2021 da Câmara Municipal de Buritama, através do protocolo 2031/2021 do dia 15/06/2021, tenho a informar que, Buscando os arquivos desta U.G.B. Licitações e Contratos não foi encontrado nenhum contrato de concessão vigente no que se refere ao bar e demais dependências comerciais do Terminal Rodoviário de Passageiros Valdomiro Figueira. Informo ainda que não tem também nenhum procedimento licitatório em andamento para essa finalidade”; Ofício nº 191/2021-GP, do senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, dirigido ao presidente da Câmara Carlos Alberto dos Santos, em resposta ao Requerimento nº 25/21, de autoria do vereador Anízio Antonio da Silva, que requereu fosse oficiado o senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de encaminhar à esta Casa Legislativa, uma Certidão do Setor de Compras, Licitações e Contratos do Governo do Município de Buritama, certificando as CHAMADAS PÚBLICAS PARA AQUISIÇÃO DE HORTIFRUTI DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, realizadas no período compreendido entre 01 de janeiro de 2017 até a presente data,  pontuando datas e vencedores dos Certames, de acordo com as prerrogativas legais, e considerando o disposto da Lei nº 11.947/2009 e na Resolução CD/FNDE nº 26/2013 e na Resolução/CD/FNDE/MEC nº 4, de 02 de abril de 2015, e subsidiariamente, no que couber, a Lei de Licitações nº 8.666/93, e suas alterações: “Vimos por meio deste encaminhar a Vossa Excelência, certidão expedida pela servidora Silvinéia Aparecida dos Santos – Responsável pela Unidade Gerencial Básica de Licitações e Contratos, tratando sobre agricultura familiar, que atende reivindicação do vereador”: CERTIDÃO; Silvinéia Aparecida dos Santos, servidora pública municipal, lotada no cargo de caráter efetivo “Agente Administrativo III”, respondendo pela Unidade Gerencial Básica – UGB de Licitações e Contratos, atendendo à solicitação feita pelo Requerimento nº 25/2021, de autoria do Vereador Anízio Antonio da Silva, CERTIFICA que buscando os arquivos desta unidade gerencial não foi identificado nenhum processo de chamada pública referente a Agricultura Familiar no período citado no referido requerimento”; Ofício nº 192/2021-GP, do senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, dirigido ao presidente da Câmara Carlos Alberto dos Santos, em resposta ao Requerimento nº 70/21, de autoria dos vereadores José Ademir Piccoli Junior e Adriano Carlo de Carvalho, que requereram fosse oficiado o senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de informar à esta Casa Legislativa, quantos kits de merenda escolar estão previstos para ser entregues aos alunos na Primeira Etapa do Segundo Semestre de 2021, qual a estimativa do valor individual de cada um deles, quais os alimentos que irão compor referido kit, e para quando está prevista a distribuição dos kits da Primeira Etapa do Segundo Semestre do ano letivo: “Vimos por meio deste encaminhar a Vossa Excelência, ofício expedido pela Sra. Vania Cristina Frazatti Gâmbera Dias – Diretora do Departamento Municipal de Educação, que trata sobre quantidade de kits de merenda escolar aos alunos da rede municipal”: Ofício Nº 206/DME/2021, da senhora Vânia Cristina Frazatti Gâmbera Dias, Diretora do Departamento Municipal de Educação, dirigido ao senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal: Assunto: Solicitação de Informação. Do Pedido. Do pedido de informação, recebido pela Diretora do Departamento Municipal de Educação, consta o encaminhamento ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal de Buritama pela Presidência da Câmara Municipal de Buritama, por meio do ofício de Nº 104/21, protocolado no Governo do Município de Buritama, sob o Nº 2116/2021. O referido ofício tem como objeto o encaminhamento do requerimento de Nº 70/21, de autoria dos Ilmos. Sres. Vereadores, José Ademir Piccoli Junior e Adriano Carlo de Carvalho, em que são solicitadas informações à Casa Legislativa, a respeito de “quantos kits de merenda escolar estão previstos para ser entregues aos alunos na Primeira Etapa do Segundo Semestre de 2021, qual a estimativa do valor individual de cada um deles, quais os alimentos que irão compor o referido kit, e para quando está prevista a distribuição dos kits da Primeira Etapa do Segundo Semestre do ano letivo. Da Informação solicitada. Considerando o Decreto Estadual Nº 65.384, de 17 de dezembro de 2020 que dispõe sobre a retomada das aulas e atividades presenciais, no contexto da pandemia de Covid-19 e dá providências correlatas; Considerando o Decreto Municipal Nº 4.483, de 04 de maio de 2021, “que dispõe sobre a retomada das aulas e atividades presenciais no contexto da pandemia de Covid-19 no município de Buritama e dá providências correlatas”; Considerando a necessidade de garantir o adequado funcionamento dos serviços de saúde permitir a retomada gradual e segura das aulas e atividades presenciais nas unidades escolares públicas de ensino municipal; Considerando que a retomada das aulas e atividades presenciais, nas unidades escolares municipais foram autorizadas conforme cronograma, de acordo com o disposto no art. 1º e seus incisos e parágrafos do referido Decreto Municipal, portanto, de forma gradual. A evolução positiva de pandemia e a continuidade das aulas e atividades presenciais, embora seja este o desejo manifesto pelo Senhor Secretário de Educação do Governo do Estado de São Paulo e de todos os seguimentos educacionais, não possibilita antever como será o segundo semestre de 2021, nem mesmo prever o solicitado pelos Ilustres Vereadores”; Ofício nº 198/2021-GP, do senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, dirigido ao presidente da Câmara Carlos Alberto dos Santos, em resposta ao Requerimento nº 66/21 de autoria do vereador Anízio Antonio da Silva, que requereu fosse oficiado o senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de tomar as providências necessárias e desenvolver os devidos estudos, objetivando estruturar linhas de transporte coletivo entre os Conjuntos Habitacionais existentes na Orla da Represa da Usina Hidrelétrica Nova Avanhandava, assim como, fazer restabelecer opção de transporte  coletivo aos munícipes para a cidade de Birigui, considerando a necessidade social que se apresenta devido a paralização das linhas de Transporte Coletivo pela empresa concessionária Expresso Itamarati: “Em atenção ao requerimento em epígrafe, vimos por meio deste informar a Vossa Excelência, que as tratativas com relação ao retorno das linhas intermunicipais, já foram e continuam sendo realizadas por esta Administração, inclusive recentemente por parte dos Nobres colegas Edis, com audiência realizada no último dia 08 de setembro, onde representantes da ARTESP ficaram de se manifestar no prazo de 15 dias para solucionar estes problemas”; Of. Circular nº 1/2021/Segunda-Vice-Presidência, do deputado federal André de Paula, 2º Vice-Presidente da Câmara dos Deputados, dirigido ao presidente da Câmara Carlos Alberto dos Santos: “É com grande satisfação que venho comunicar o lançamento, por esta Segunda-Vice-Presidência da Câmara dos Deputados, do Programa de Interação Legislativa - PROLEGIS. Trata-se de programa dedicado a promover e a troca de experiências entre esta Casa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais. O maior objetivo do PROLEGIS é colaborar para o pleno exercício da representação de todos os legisladores, por meio do debate de grandes questões nacionais e de temas de interesse local, incrementando a efetividade das normas elaboradas e das políticas públicas aprovadas, bem como o avanço das ações de fiscalização. Todos os detalhes do programa estão no endereço www.camara.leg.br/prolegis, onde também se encontra um canal permanente de comunicação para que vereadores (as), deputados (as) estaduais e distritais possam encaminhar suas sugestões acerca da interação legislativa. Para o biênio 2021-2022, o programa planeja as seguintes ações: Disponibilização de publicações e material audiovisual, que já podem ser encontrados na página do PROLEGIS. Realização de seminários, debates e capacitações técnicas. Programa de formação para parlamentares municipais, nas dependências da Câmara, após a completa retomada das atividades presenciais. Informo, por fim, que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal realizarão, nos dias 28 e 29 de setembro, o “Ciclo de Palestras do Legislativo”. O tema abordado será a representação feminina e a atuação parlamentar. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no endereço https://saberes.senado.leg.br. O fortalecimento e a integração permanente do Poder Legislativo beneficiam diretamente o povo brasileiro e a efetividade de sua representação. Nesse sentido, é que conto com Vossa Excelência para divulgar o PROLEGIS junto aos (as) parlamentares dessa Câmara Municipal e, desde já, agradeço a atenção dispensada”; Convite do deputado estadual Carlão Pignatari, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, convidando para a assinatura do Termo de Adesão ao Programa “Sinal Vermelho” contra a Violência Doméstica e Lançamento da 2ª Edição da Pesquisa Jus Barômetro realizada pela APAMAGIS e pelo IPESP sobre Violência Doméstica, com a presença das senhoras Dra Vanessa Mateus, Presidente da APAMAGIS (Associação Paulista de Magistrados) e Ana Claudia Coitat, Presidente do CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura), a ser realizada no dia 21 de setembro de 2021, terça-feira, às 10h00, podendo ser acompanhado virtualmente pela plataforma ZOOM: https://tinyurl.com/sinalvervelho; e Resumo do Balancete da Despesa Geral da Câmara Municipal de Buritama, período: Agosto/2021. Dotação Inicial Autorizada (Orçamento): R$. 2.742.000,00. a) Empenhado até o Mês: R$. 1.579.805,71, b) Liquidado até o Mês: R$. 1.480.108,06, c) Pago até o Mês: R$. 1.480.108,06. Despesa Extra-Orçamentária até o Mês: INSS, IPREM, IRRF, Retenções e Outros Consignados etc. R$. 315.568,81. Receita Extra-Orçamentária até o Mês: INSS, IPREM, IRRF, Retenções e Outros Consignados etc. R$. 317.659,85. Transferência Financeira Recebida até o Mês (Duodécimo): R$. 1.828.000,00. Saldo Financeiro até o Mês: R$. 349.982,98. Obs: Este Balancete se encontra disponibilizado no site oficial da Câmara Municipal de Buritama. Buritama-SP, 17 de setembro de 2021. Anísio de Souza Gonçalves, Contador.

Comissões Permantes da Câmara:

Comissões de Constituição, Justiça e Redação; e Orçamento, Finanças e Contabilidade, haviam exarado os Pareceres nºs 49, 50, 51 e 52/21, favoráveis a que os Projetos de Lei nºs 53, 54 e 55/21 do Poder Executivo e o Projeto de Lei nº 03/21 de diversos vereadores, fossem submetidos à deliberação; que a Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo, havia exarado os Pareceres nºs 38, 39, 40 e 41/21, favoráveis a que os Projetos de Lei nºs 53, 54 e 55/21 do Poder Executivo e o Projeto de Lei nº 03/21 de diversos vereadores, fossem submetidos à deliberação; e que a Comissão de Obras e Serviços Públicos, havia exarado o Parecer nº 14/21, favorável a que o Projeto de Lei nº 55/21, fosse submetido à deliberação.




Matérias do Expediente
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Lei Ordinária nº 53 de 2021
Turno: Único
Autor: RODRIGO ZACARIAS DOS SANTOS - PREFEITO
Número de Protocolo: 245
Dispõe sobre abertura de crédito suplementar ao orçamento de 2021 alteração do PPA LDO para os fins que especifica e, e dá outras providencias
Matéria lida
2 - Projeto de Lei Ordinária nº 54 de 2021
Turno: Único
Autor: RODRIGO ZACARIAS DOS SANTOS - PREFEITO
Número de Protocolo: 247
Dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar ao orçamento programa do SAAEMB para o exercício de 2021 e dá outras providências
Matéria lida
3 - Projeto de Lei Ordinária nº 55 de 2021
Turno: Único
Autor: RODRIGO ZACARIAS DOS SANTOS - PREFEITO
Número de Protocolo: 251
"Dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar ao orçamento programa do SAAEMB para o exercício de 2021 e dá outras providencias".
Matéria lida
4 - Projeto de Lei Ordinária da Câmara nº 3 de 2021
Autores: CHERRY, ADRIANO TUSTÃO, ANÍZIO, FEBEM, JOÃOZINHO PEREZ, JUNIOR PICCOLI, TONHÃO DA EDITORA
Dispõe sobre denominação das vias públicas do Loteamento Residencial Village Conti de nosso Município
Matéria lida
5 - Requerimento nº 92 de 2021
Autor: ANÍZIO
Eu, ANÍZIO ANTONIO DA SILVA, vereador, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIRO a gentileza de Vossa Excelência, depois de ouvido o douto Plenário, seja oficiado o senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de fornecer à esta Casa Legislativa uma relação nominal dos servidores públicos municipais que se afastaram de suas funções para participarem do pleito eleitoral de 2020, quais os setores estavam lotados, e quais os profissionais que os substituíram durante o período de se seus afastamentos.
Aprovado

Obs.: LIDO E APROVADO POR UNANIMIDADE
6 - Requerimento nº 93 de 2021
Autor: JOÃOZINHO PEREZ
Eu, JOÃO LUIZ PEREZ JUNIOR, abaixo assinado, vereador, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIRO a gentileza de Vossa Excelência, seja oficiado o senhor Giancarlo Sanches Mestriner, Diretor Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente do Governo do Município de Buritama, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de encaminhar à esta Casa Legislativa, um relatório completo das áreas verdes existentes no município, com os seguintes dados:
Aprovado

Obs.: LIDO E APROVADO POR UNANIMIDADE
7 - Requerimento nº 94 de 2021
Autores: JUNIOR PICCOLI, ADRIANO TUSTÃO
Nós, JOSÉ ADEMIR PICCOLI JUNIOR e ADRIANO CARLO DE CARVALHO, vereadores, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEREMOS a gentileza de Vossa Excelência, depois de ouvido o douto Plenário, sejam novamente oficiados o senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal e a empresa ELEKTRO-Eletricidade e Serviços S.A., solicitando-lhes mais uma vez a gentileza, no sentido de informarem à esta Casa Legislativa, o por que ainda não foi ligada a energia elétrica nos postes de iluminação pública já existentes nas vias públicas do Loteamento Residencial Palmeiras.
Aprovado

Obs.: LIDO E APROVADO POR UNANIMIDADE
8 - Requerimento nº 95 de 2021
Autor: ANÍZIO
Eu, ANÍZIO ANTONIO DA SILVA, vereador, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIRO a gentileza de Vossa Excelência, depois de ouvido o douto Plenário, seja oficiado o senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de providenciar com a máxima urgência, a sinalização de trânsito no Município de Buritama, contemplando o que prediz a Lei nº 3.187, de 04 de julho de 2008, que dispõe sobre a proibição do tráfego de veículos pesados em vias públicas urbanas de nossa cidade e o Decreto nº 2.443, de 25 de agosto de 2011 que regulamentou referida Lei.
Aprovado

Obs.: LIDO E APROVADO POR UNANIMIDADE
9 - Requerimento nº 96 de 2021
Autor: ANÍZIO
Eu, ANÍZIO ANTONIO DA SILVA, vereador, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, considerando a Atividade Delegada - Convênio firmado entre o Município de Buritama e a Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública do Estado de São Paulo, que permite aos policiais militares trabalharem em seus dias de folga, fardados, com viaturas e acessórios que utilizam em suas funções diárias, nas áreas de interesse da sociedade, REQUEIRO a gentileza de Vossa Excelência, depois de ouvido o douto Plenário, seja oficiado o senhor Comandante do Destacamento de Polícia Militar de Buritama, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de informar à esta Casa Legislativa se o referido convênio contempla a fiscalização do trânsito no Município, especificamente no que diz respeito a Lei 3.187, de 04 de julho de 2008, que dispõe sobre a proibição do tráfego de veículos pesados em vias públicas urbanas de nossa cidade e o Decreto nº 2.443, de 25 de agosto de 2011 que regulamentou r
Aprovado

Obs.: LIDO E APROVADO POR UNANIMIDADE
10 - Requerimento nº 97 de 2021
Autor: ANÍZIO
Eu, ANÍZIO ANTONIO DA SILVA, vereador, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIRO a gentileza de Vossa Excelência, depois de ouvido o douto Plenário, seja oficiado o senhor Edilson Carlos de Paiva, Diretor Municipal de Saúde, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de informar à esta Casa Legislativa, informações que justifiquem o não funcionamento da farmácia da Unidade Básica de Saúde - UBS Nicola Lavécchia no horário do almoço, considerando que mais de um servidor atua naquela importante unidade de dispensação de medicamentos à população.
Aprovado

Obs.: LIDO E APROVADO POR UNANIMIDADE
11 - Indicação nº 83 de 2021
Autor: JOÃOZINHO PEREZ
O vereador que esta subscreve, nos termos regimentais, INDICA, por intermédio de Vossa Excelência, ao senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, sejam tomadas as providências necessárias, objetivando a realização de reparos e/ou a construção de um novo Sarjetão padronizado na confluência das Ruas Rio Preto e Rua Rubião Junior. (Foto Ilustrativa em Anexo).
Matéria lida
12 - Indicação nº 84 de 2021
Autor: CARLINHO DO DIVINO
O vereador que esta subscreve, nos termos regimentais, INDICA, por intermédio de Vossa Excelência, ao senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, sejam tomadas as providências necessárias e desenvolvidos os devidos estudos, objetivando a instalação de brinquedos infantis no interior de todas as praças públicas de Buritama.
Matéria lida
13 - Indicação nº 85 de 2021
Autor: MARQUINHOS BARBOSA
O vereador que esta subscreve, nos termos regimentais, INDICA, por intermédio de Vossa Excelência, aos senhores Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, Giselda Elias da Cunha, Diretora Municipal de Trânsito do Governo do Município de Buritama, e Jaime Gonçalves Sampaio, Presidente do CONSEG-Conselho Comunitário de Segurança do Município, sejam tomadas as providências necessárias, objetivando a construção de uma lombada padronizada ou de um outro tipo de redutor de velocidade, mais precisamente na metade da Rua João Padre do Nascimento no Loteamento Residencial Cidade Nova.
Matéria lida
14 - Indicação nº 86 de 2021
Autor: MARQUINHOS BARBOSA
O vereador que esta subscreve, nos termos regimentais, INDICA, por intermédio de Vossa Excelência, ao senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, sejam tomadas as providências necessárias, no sentido de se proceder uma cobertura de pedra brita em todo o pátio do Almoxarifado Municipal.
Matéria lida
15 - Indicação nº 87 de 2021
Autor: ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO
O vereador que esta subscreve, nos termos regimentais, INDICA, por intermédio de Vossa Excelência, ao senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, sejam tomadas as providências necessárias, objetivando a execução dos serviços de construção de guias e sarjetas na altura do número 105 da Rua Dr. Presciliano Pinto de Almeida.
Matéria lida
16 - Indicação nº 88 de 2021
Autor: ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO
O vereador que esta subscreve, nos termos regimentais, INDICA, por intermédio de Vossa Excelência, ao senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, sejam tomadas as providências necessárias, objetivando a instalação de Iluminação Pública (Refletores) no Campinho de Futebol do Conjunto Poliesportivo Fernando Rodrigues, na Gleba 10, Sistema de irrigação no gramado do campo e a colocação de Tela de proteção.
Matéria lida
17 - Indicação nº 89 de 2021
Autor: ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO
O vereador que esta subscreve, nos termos regimentais, INDICA, por intermédio de Vossa Excelência, aos senhores Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, Giselda Elias da Cunha, Diretora Municipal de Trânsito do Governo do Município de Buritama, e Jaime Gonçalves Sampaio, Presidente do CONSEG-Conselho Comunitário de Segurança do Município, sejam tomadas as providências necessárias, objetivando a construção de uma lombada padronizada ou de um outro tipo de redutor de velocidade, mais precisamente próximo aos números 715 e 720 da Rua João Faleiros.
Matéria lida
18 - Indicação nº 90 de 2021
Autor: ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO
O vereador que esta subscreve, nos termos regimentais, INDICA, por intermédio de Vossa Excelência, ao senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, sejam tomadas as providências necessárias, objetivando a execução dos serviços de varrição nas ruas da cidade, com maior urgência, nas ruas que circundam as praças Dom Lafayette Libânio e Ana Rita Mendes, principalmente no período após o funcionamento da Feira Livre que acontece sempre às terças-feiras na Rua Guilherme Guerbas entre as duas praças citadas.
Matéria lida
19 - Indicação nº 91 de 2021
Autores: FEBEM, ADRIANO TUSTÃO, ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO, ANÍZIO, CARLINHO DO DIVINO, CHERRY, CRISTINA NOBRE, JOÃOZINHO PEREZ, JUNIOR PICCOLI, MARQUINHOS BARBOSA, TONHÃO DA EDITORA
Os vereadores que esta subscrevem, nos termos regimentais, INDICAM, por intermédio de Vossa Excelência, ao senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, sejam tomadas as providências necessárias e realizados os devidos estudos, objetivando encaminhar à esta Casa Legislativa um Projeto de Lei baseado na Lei Federal nº 13.465/2017, de 11 de julho de 2017, que dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana - REURB -, bem como no Decreto nº 9.310/2018, de 15 de março de 2018 que regulamentou referida Lei.
Matéria lida
20 - Requerimento nº 98 de 2021
Autor: JOÃOZINHO PEREZ
REQUER URGÊNCIA NA DELIBERAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 53
Aprovado
21 - Requerimento nº 99 de 2021
Autor: JOÃOZINHO PEREZ
REQUER URGÊNCIA NA DELIBERAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 54
Aprovado
22 - Requerimento nº 100 de 2021
Autor: JOÃOZINHO PEREZ
REQUER URGÊNCIA NA DELIBERAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 55
Aprovado
23 - Requerimento nº 101 de 2021
Autor: JOÃOZINHO PEREZ
REQUER URGÊNCIA NA DELIBERAÇÃO DO PROJETO DE LEI ORDINÁRIA DA CÂMARA Nº 03
Aprovado



Oradores do Expediente
Parlamentar
Discurso
Observação
1 - CARLINHO DO DIVINO

2 - MARQUINHOS BARBOSA

3 - FEBEM
PRESIDENTE DA CÂMARA

4 - CHERRY

5 - FEBEM
PRESIDENTE DA CÂMARA

6 - ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO

7 - FEBEM
PRESIDENTE DA CÂMARA

8 - JOÃOZINHO PEREZ

9 - FEBEM
PRESIDENTE DA CÂMARA

10 - CRISTINA NOBRE

11 - JOÃOZINHO PEREZ

12 - FEBEM
PRESIDENTE DA CÂMARA

13 - ANÍZIO

14 - FEBEM
PRESIDENTE DA CÂMARA

15 - JOÃOZINHO PEREZ




Lista de Presença na Ordem do Dia
ADRIANO TUSTÃO / PODE
ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO / MDB
ANÍZIO / PSD
CARLINHO DO DIVINO / REP
CHERRY / PSDB
CRISTINA NOBRE / PSDB
FEBEM / REP
JOÃOZINHO PEREZ / REP
JUNIOR PICCOLI / PODE
MARQUINHOS BARBOSA / PP
TONHÃO DA EDITORA / PSDB



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Lei Ordinária nº 53 de 2021
Turno: Único
Autor: RODRIGO ZACARIAS DOS SANTOS - PREFEITO
Número de Protocolo: 245
Dispõe sobre abertura de crédito suplementar ao orçamento de 2021 alteração do PPA LDO para os fins que especifica e, e dá outras providencias
Aprovado

Obs.: APROVADO POR UNANIMIDADE
2 - Projeto de Lei Ordinária nº 54 de 2021
Turno: Único
Autor: RODRIGO ZACARIAS DOS SANTOS - PREFEITO
Número de Protocolo: 247
Dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar ao orçamento programa do SAAEMB para o exercício de 2021 e dá outras providências
Aprovado

Obs.: APROVADO POR UNANIMIDADE
3 - Projeto de Lei Ordinária nº 55 de 2021
Turno: Único
Autor: RODRIGO ZACARIAS DOS SANTOS - PREFEITO
Número de Protocolo: 251
"Dispõe sobre abertura de crédito adicional suplementar ao orçamento programa do SAAEMB para o exercício de 2021 e dá outras providencias".
Aprovado

Obs.: APROVADO POR UNANIMIDADE
4 - Projeto de Lei Ordinária da Câmara nº 3 de 2021
Autores: CHERRY, ADRIANO TUSTÃO, ANÍZIO, FEBEM, JOÃOZINHO PEREZ, JUNIOR PICCOLI, TONHÃO DA EDITORA
Dispõe sobre denominação das vias públicas do Loteamento Residencial Village Conti de nosso Município
Aprovado

Obs.: APROVADO POR UNANIMIDADE



Oradores das Explicações Pessoais
Parlamentar
Discurso
Observação
1 - TONHÃO DA EDITORA / PSDB

2 - MARQUINHOS BARBOSA / PP

3 - FEBEM / REP
PRESIDENTE DA CÂMARA

4 - ANÍZIO / PSD

5 - FEBEM / REP
PRESIDENTE DA CÂMARA

6 - ANÍZIO / PSD

7 - FEBEM / REP
PRESIDENTE DA CÂMARA

8 - JOÃOZINHO PEREZ / REP

9 - FEBEM / REP
PRESIDENTE DA CÂMARA

10 - CARLINHO DO DIVINO / REP

11 - CRISTINA NOBRE / PSDB

12 - CHERRY / PSDB

13 - FEBEM / REP
PRESIDENTE DA CÂMARA