Resumo (13ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura)

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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária
Abertura: 07/06/2021 - 19:00
Encerramento: 07/06/2021 -



Conteúdo Multimídia



Mesa Diretora
Presidente: FEBEM / REP
Vice-Presidente: ADRIANO TUSTÃO / PODE
1º Secretário: CRISTINA NOBRE / PSDB
2º Secretário: CARLINHO DO DIVINO / REP



Lista de Presença na Sessão
ADRIANO TUSTÃO / PODE
ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO / MDB
ANÍZIO / PSD
CARLINHO DO DIVINO / REP
CHERRY / PSDB
CRISTINA NOBRE / PSDB
FEBEM / REP
JOÃOZINHO PEREZ / REP
JUNIOR PICCOLI / PODE
MARQUINHOS BARBOSA / PP
TONHÃO DA EDITORA / PSDB






Expedientes
Correspondências Recebidas:

Ofício GD CEP 102/2021, do deputado estadual Carlão Pignatari, Presidente do PSDB, dirigido ao presidente da Câmara Carlos Alberto dos Santos: “Com as cordiais saudações, comunico que viabilizei neste primeiro semestre, junto ao Governador do Estado de São Paulo - João Dória, importante recurso para o desenvolvimento do município: R$. 150.000,00 através da Secretaria da Saúde para aquisição de uma ambulância. Desde já, coloco-me à disposição de Vossa Excelência para quaisquer outras informações que se façam necessárias, contem sempre comigo”; Ofício nº 110/2021-GP, do senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, dirigido ao presidente da Câmara Carlos Alberto dos Santos, em resposta ao Requerimento nº 42/21 do vereador Anízio Antonio da Silva que requereu fosse oficiado o senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de fornecer à esta Casa Legislativa, cópia do Boletim de Ocorrência, para a devida apuração a nível policial, citado no Ofício nº 71/2021-GP, de autoria do senhor Prefeito Municipal, em resposta ao Requerimento nº 17/21, de minha autoria, para conhecimento do seu inteiro teor: “Em atenção à solicitação elaborada através do requerimento em epígrafe pelo vereador Anízio Antonio da Silva, encaminhamos cópia dos Boletins de Ocorrência nº 173/2021 e 191/2021, ambos fornecidos pela Unidade Gerencial Básica - Transportes; Ofício GAB nº 112/2021, do senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, dirigido ao presidente da Câmara Carlos Alberto dos Santos, em resposta ao Requerimento nº 32/21 do vereador Anízio Antonio da Silva, que requereu fosse oficiado o senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de fornecer à esta Casa Legislativa, uma cópia do competente Processo Licitatório, bem como do Contrato celebrado entre o Governo do Município de Buritama e o advogado Fernando Henrique de Castilho, OAB/SP 439.684: “Vimos, pela presente, respeitosamente à presença de Vossa Senhoria, em resposta ao Requerimento nº 32/21, de Autoria do Vereador ANÍZIO ANTONIO DA SILVA, expor o que se segue: A Administração Municipal recebeu formalmente o Ofício CCA nº 4074/2020, NOTIFICAÇÃO datado de 05/11/2020, do Egrégio Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, encaminhando expediente relativo ao Processo eTC-00016687.989.16.0. O referido expediente se trata de notificação acerca da comprovação do efetivo cumprimento do decidido no Processo eTC-00016687.989.16.0, no qual foi julgada irregular a despesa com pagamento da gratificação de nível universitário, e ainda, determinado que no prazo de sessenta (60) dias o atual prefeito informe e comprove as medidas adotadas, sob pena das sanções legais que a lei prescreve. Pelo Decreto nº 4.451, de 01 de fevereiro de 2021, foi criada a “Criada a Comissão Especial para Análise Integral de Todas as Gratificações Nível Universitário existentes no âmbito Da Administração municipal, a que se refere o art. 185, da lei municipal nº 2.024/91, que especifica, e dá outras providências”. Houveram ajuizamentos de ações judiciais em face das decisões delineadas pela Administração Municipal, dentre eles os processos nº 1000774-81.2021.8.26.0097, 1000775-66.2021.8.26.0097 e 1000776-81.2021.8.26.009, em que constam como Requerentes os advogados da municipalidade, Dra. Cristiani Aparecida de Oliveira Silva, Dr. Luiz Antonio Vasquez Junior e Dr. Jefferson Paiva Beraldo. Por outro lado, pelo Contrato nº 90/2017, a Administração Municipal contratou a empresa Brigadeiro Assessoria em Gestão de Negócios Ltda. ME, CNPJ nº 22.106.619/001-18. O objeto é a “contratação de serviços especializados para consultoria na área contábil, financeira, administrativa, acompanhamento da execução orçamentária, assessoramento, para o plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias, lei orçamentária anual, rotinas da AUDESP, assessoramento na prestação de contas anuais, defesas junto ao TCE/SP até decisão final e outros assessoramentos necessários, conforme especificações do anexo I -  termo de referência do edital de Convite nº 02/2017”, bem como aditivos contratuais firmados;”. Então, por um lado a empresa Brigadeiro Assessoria em Gestão de Negócios Ltda. ME é contratada para atuação junto à Administração Municipal, e, de outro, há o impedimento legal dos Procuradores do Município de “emitir parecer em expediente administrativo ou contestar ações que tenham como objeto a aludida gratificação, a teor do disposto no artigo 26, inciso IV, da Lei Complementar nº 97 cc. Artigo 144, inciso IX do Código de Processo Civil”, que inclusivo fora requerido pelos próprios procuradores o seu impedimento. Em face do exposto, houve a edição de ADITIVO CONTRATUAL nº 07/2021, junto ao Contrato 90/17, alterando-se o objeto do contrato firmado entre as partes, disciplinando-se a obrigatoriedade da CONTRATADA em promover contestações e defesas no interesse da Administração Municipal, através de advogado e regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, inclusive devendo acompanhar todos os atos relacionados à defesa do Município até o trânsito final dos citados processos. O Dr. Fernando Henrique de Castilho - OAB/SP nº 439.684, não possui contrato direto com a Administração Municipal, sendo advogado consultor da empresa Brigadeiro Assessoria em Gestão de Negócios Ltda., Me, que até o momento vem prestando seus serviços de forma muito satisfatória. Segue, em anexo, cópia do referido Aditivo nº 07 ao Contrato n 90/2017. Caso o r. Vereador, interessado e subscritor do Requerimento 32/21, tenha interesse em visualizar integralmente os autos do processo licitatório, solicita-se contato para agendamento de dia e hora par ao competente acesso, dentro do regular horário de expediente do Setor de Licitações, após agendamento. Sem mais para o momento, e esperando ter dado atendimento ao requerimento de Vossa Senhoria, para outros esclarecimentos necessários”; Ofício do Senador Fernando Collor, dirigido ao presidente da Câmara Municipal, encaminhando a esta Casa de Leis exemplares da publicação  “A função do vereador”, para que sejam distribuídos entre seus pares. Faço votos de que o uso desta separata seja bastante útil para o desenvolvimento da atuação parlamentar nesta Casa de Leis; e Ofício Cimsa nº 12/2021, do senhor Rubens Fernando de Souza, Prefeito Municipal de Turiúba, Presidente do Conselho de Prefeitos do CIMSA, dirigido ao presidente da Câmara Carlos Alberto dos Santos, em resposta ao Requerimento nº 43/21, de autoria do vereador Anízio Antonio da Silva, que requereu fosse oficiado o senhor Rubens Fernando de Souza, Presidente do CIMSA-Consórcio Intermunicipal de Saúde, localizado na Travessa Marechal Deodoro, nº 56, CEP 16200-010, Birigui/SP, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de fornecer à esta Casa Legislativa, uma cópia dos Estatutos Sociais que regem o funcionamento daquele Consórcio, encaminhado pelo Ofício nº 72/2021 desta Casa Legislativa: “O CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DA CIMSA, por seu Presidente do Conselho de Prefeitos, que esta subscreve vem, mui respeitosamente, à presença de Vossa Excelência em resposta ao Ofício n 72/2021, encaminhar a cópia do Estatuto Social deste Consórcio. Prontos para quaisquer esclarecimentos, aproveitamos a oportunidade para externar-lhes nossos profundos agradecimentos”. Leitura e aprovação por unanimidade dos seguintes Requerimentos de urgência de autoria de vereadores: Requerimentos nºs 63, 64 e 65/21, de autoria do vereador João Luiz Perez Junior, solicitando discussão e votação únicas nos Projetos de Lei nºs 25, 26 e 27/21.

Comissões Permantes da Câmara:

Comissões de Constituição, Justiça e Redação; e Orçamento, Finanças e Contabilidade, haviam exarado os Pareceres nºs 19, 20 e 21/21, favoráveis a que os Projetos de Lei nºs 25, 26 e 27/21, fossem submetidos à deliberação; e que a Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo, havia exarado os Pareceres nºs 12 e 13/21, favoráveis a que os Projetos de Lei nºs 26 e 27/21, fossem submetidos à deliberação.




Matérias do Expediente
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Lei Ordinária nº 25 de 2021
Autor: RODRIGO ZACARIAS DOS SANTOS - PREFEITO
"DÁ NOVA REDAÇÃO A LEI MUNICIPAL Nº 4.145 DE 14 DE ABRIL DE 2015, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
Matéria lida
2 - Projeto de Lei Ordinária nº 26 de 2021
Autor: RODRIGO ZACARIAS DOS SANTOS - PREFEITO
"DISPÕE SOBRE ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL AO ORÇAMENTO DE 2021 ALTERAÇÃO DO PPA LDO PARA OS FINS QUE ESPECIFICA E, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
Matéria lida
3 - Projeto de Lei Ordinária nº 27 de 2021
Autor: RODRIGO ZACARIAS DOS SANTOS - PREFEITO
"DISPÕE SOBRE ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL AO ORÇAMENTO DE 2021 ALTERAÇÃO DO PPA LDO PARA OS FINS QUE ESPECIFICA E, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
Matéria lida
4 - Projeto de Lei Ordinária da Câmara nº 2 de 2021
Autores: CRISTINA NOBRE, JOÃOZINHO PEREZ
Dispõe no âmbito do Município de Buritama/SP o “PROJETO ABSORVER”, que promoverá as ações de fornecimento gratuito de absorventes higiênicos para mulheres em vulnerabilidade social econômica, e dá outras providências
Matéria lida
5 - Requerimento nº 58 de 2021
Autor: ANÍZIO
Eu, ANIZIO ANTONIO DA SILVA, vereador, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIRO, a gentileza de Vossa Excelência, depois de ouvido o douto Plenário, seja oficiado o senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de fornecer à esta Casa Legislativa, cópia do TAC-Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Governo do Município de Buritama e o Ministério Público, cujo tema central é a instalação do Canil Municipal.
Aprovado

Obs.: APROVADO POR UNANIMIDADE
6 - Requerimento nº 59 de 2021
Autor: ANÍZIO
Eu, ANIZIO ANTONIO DA SILVA, vereador, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIRO, a gentileza de Vossa Excelência, depois de ouvido o douto Plenário, seja oficiado o senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de fornecer à esta Casa Legislativa, cópia do contrato firmado entre o Governo do Município de Buritama e o Clube de Rodeio Buritama para realização da Festa do Peão de Boiadeiro no ano de 2019.
Aprovado

Obs.: APROVADO POR UNANIMIDADE
7 - Requerimento nº 60 de 2021
Autores: JUNIOR PICCOLI, ADRIANO TUSTÃO
Nós, JOSÉ ADEMIR PICCOLI JUNIOR e ADRIANO CARLO DE CARVALHO, vereadores, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEREMOS a gentileza de Vossa Excelência, depois de ouvido o douto Plenário, sejam oficiados o senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal e a empresa ELEKTRO-Eletricidade e Serviços S.A., solicitando-lhes a gentileza, no sentido de informarem à esta Casa Legislativa, o por que ainda não foi ligada a energia elétrica nos postes de iluminação pública já existentes nas vias públicas do Loteamento Residencial Palmeiras.
Aprovado

Obs.: APROVADO POR UNANIMIDADE
8 - Requerimento nº 61 de 2021
Autor: ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO
Eu, ANDRÉ LUIZ CUNTO, vereador, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIRO a gentileza de Vossa Excelência, depois de ouvido o douto Plenário, seja oficiado o senhor José Eduardo Marins, Diretor Executivo do SAAEMB-Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Buritama, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de informar à esta Casa Legislativa, o por que está sendo desativado um dos Reservatórios de Água localizados na confluência da Av. Frei Marcelo Manília com a Rua Urias Pedro Pinto.
Aprovado

Obs.: APROVADO POR UNANIMIDADE
9 - Requerimento nº 62 de 2021
Autor: ANÍZIO
Eu, ANIZIO ANTONIO DA SILVA, vereador, com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIRO, a gentileza de Vossa Excelência, depois de ouvido o douto Plenário, seja oficiado o senhor João Daniel dos Santos, Provedor da Santa Casa de Misericórdia São Francisco de Buritama, solicitando-lhe a gentileza, no sentido de fornecer à esta Casa Legislativa, cópia das Escalas Médicas referentes aos serviços SUS de Pronto Socorro, Pronto Atendimento, Clínica Médica Internação, COVID Internação e Clínica Médica Obstétrica referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio de 2021, pontuando nomes e números dos CRMs dos profissionais médicos escalados, bem como cópia do instrumento legal de vínculo junto àquela entidade.
Aprovado

Obs.: APROVADO POR UNANIMIDADE
10 - Requerimento nº 63 de 2021
Autor: JOÃOZINHO PEREZ
REQUER URGÊNCIA NA DELIBERAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 25/2021
Aprovado

Obs.: APROVADO POR UNANIMIDADE
11 - Requerimento nº 64 de 2021
Autor: JOÃOZINHO PEREZ
REQUER URGÊNCIA NA DELIBERAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 26/2021
Aprovado

Obs.: APROVADO POR UNANIMIDADE
12 - Requerimento nº 65 de 2021
Autor: JOÃOZINHO PEREZ
REQUER URGÊNCIA NA DELIBERAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 27/2021
Aprovado

Obs.: APROVADO POR UNANIMIDADE
13 - Indicação nº 65 de 2021
Autores: CRISTINA NOBRE, CHERRY
Os vereadores que esta subscrevem, nos termos regimentais, INDICAM, por intermédio de Vossa Excelência, ao senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, sejam tomadas as providências necessárias e desenvolvidos os devidos estudos, objetivando ver a possibilidade e a legalidade sobre a execução dos serviços de construção de sepulturas para as pessoas carentes que forem mortas por conta da COVID-19, com a colocação de placas constando os nomes dos que foram sepultados, pelo menos durante o período em que os corpos, por conta da legislação vigente, podem permanecer na sepultura.
Matéria lida
14 - Indicação nº 66 de 2021
Autor: CRISTINA NOBRE
A vereadora que esta subscreve, nos termos regimentais, INDICA, por intermédio de Vossa Excelência, ao senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, sejam tomadas as providências necessárias, objetivando a colocação de faixas de desaceleração em todas as entradas e saídas das Estradas Municipais que fazem parte do Anel Viário do Município, para uma melhor orientação aos motoristas de caminhões canavieiros que trabalham no escoamento da produção da cana de açúcar até as Usinas.
Matéria lida
15 - Indicação nº 67 de 2021
Autor: CRISTINA NOBRE
A vereadora que esta subscreve, nos termos regimentais, INDICA, por intermédio de Vossa Excelência, ao senhor Rodrigo Zacarias dos Santos, Prefeito Municipal, sejam tomadas as providências necessárias, objetivando a colocação de faixas de desaceleração ao longo de toda a Avenida Antonio Alves Teixeira, nas proximidades das entradas das Estradas Municipais que dão acesso a BTM-400 Américo Pereira Dias, aos Loteamentos Residenciais Lago Azul I e II, Paraíso das Águas, Orla Um, Barco Odisséia, Marbella, Vale do Sol, até a SP-461-Deputado Roberto Rollemberg, para uma melhor orientação aos motoristas usuários daquela importante e movimentada via pública.
Matéria lida



Oradores do Expediente
Parlamentar
Discurso
Observação
1 - CRISTINA NOBRE

2 - CHERRY

3 - CRISTINA NOBRE

4 - CHERRY

5 - CRISTINA NOBRE

6 - CHERRY

7 - CRISTINA NOBRE

8 - JOÃOZINHO PEREZ

9 - FEBEM
PRESIDENTE DA CÂMARA

10 - JOÃOZINHO PEREZ

11 - FEBEM
PRESIDENTE DA CÂMARA




Lista de Presença na Ordem do Dia
ADRIANO TUSTÃO / PODE
ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO / MDB
ANÍZIO / PSD
CARLINHO DO DIVINO / REP
CHERRY / PSDB
CRISTINA NOBRE / PSDB
FEBEM / REP
JOÃOZINHO PEREZ / REP
JUNIOR PICCOLI / PODE
MARQUINHOS BARBOSA / PP
TONHÃO DA EDITORA / PSDB



Matérias da Ordem do Dia
Matéria Ementa Resultado da Votação
1 - Projeto de Lei Ordinária nº 25 de 2021
Autor: RODRIGO ZACARIAS DOS SANTOS - PREFEITO
"DÁ NOVA REDAÇÃO A LEI MUNICIPAL Nº 4.145 DE 14 DE ABRIL DE 2015, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
Aprovado

Obs.: APROVADO POR UNANIMIDADE
2 - Projeto de Lei Ordinária nº 26 de 2021
Autor: RODRIGO ZACARIAS DOS SANTOS - PREFEITO
"DISPÕE SOBRE ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL AO ORÇAMENTO DE 2021 ALTERAÇÃO DO PPA LDO PARA OS FINS QUE ESPECIFICA E, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
Aprovado

Obs.: APROVADO POR UNANIMIDADE
3 - Projeto de Lei Ordinária nº 27 de 2021
Autor: RODRIGO ZACARIAS DOS SANTOS - PREFEITO
"DISPÕE SOBRE ABERTURA DE CRÉDITO ESPECIAL AO ORÇAMENTO DE 2021 ALTERAÇÃO DO PPA LDO PARA OS FINS QUE ESPECIFICA E, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS".
Aprovado

Obs.: APROVADO POR UNANIMIDADE



Votações Nominais - Matérias da Ordem do Dia
Matéria Votos
Projeto de Lei Ordinária nº 27 de 2021
  • ADRIANO TUSTÃO - Sim
  • ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO - Sim
  • ANÍZIO - Sim
  • CARLINHO DO DIVINO - Sim
  • CHERRY - Sim
  • CRISTINA NOBRE - Sim
  • FEBEM - Não Votou
  • JOÃOZINHO PEREZ - Sim
  • JUNIOR PICCOLI - Sim
  • MARQUINHOS BARBOSA - Sim
  • TONHÃO DA EDITORA - Sim
  • Projeto de Lei Ordinária nº 26 de 2021
  • ADRIANO TUSTÃO - Sim
  • ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO - Sim
  • ANÍZIO - Sim
  • CARLINHO DO DIVINO - Sim
  • CHERRY - Sim
  • CRISTINA NOBRE - Sim
  • FEBEM - Não Votou
  • JOÃOZINHO PEREZ - Sim
  • JUNIOR PICCOLI - Sim
  • MARQUINHOS BARBOSA - Sim
  • TONHÃO DA EDITORA - Sim
  • Projeto de Lei Ordinária nº 25 de 2021
  • ADRIANO TUSTÃO - Sim
  • ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO - Sim
  • ANÍZIO - Sim
  • CARLINHO DO DIVINO - Sim
  • CHERRY - Sim
  • CRISTINA NOBRE - Sim
  • FEBEM - Não Votou
  • JOÃOZINHO PEREZ - Sim
  • JUNIOR PICCOLI - Sim
  • MARQUINHOS BARBOSA - Sim
  • TONHÃO DA EDITORA - Sim



  • Oradores das Explicações Pessoais
    Parlamentar
    Discurso
    Observação
    1 - MARQUINHOS BARBOSA / PP

    2 - CARLINHO DO DIVINO / REP

    3 - ANÍZIO / PSD

    4 - JOÃOZINHO PEREZ / REP

    5 - CHERRY / PSDB

    6 - FEBEM / REP
    PRESIDENTE DA CÂMARA

    7 - JOÃOZINHO PEREZ / REP

    8 - FEBEM / REP
    PRESIDENTE DA CÂMARA