4ª Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura


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Identificação Básica
Tipo de Sessão: Ordinária Abertura: 05/03/2025 - 19:00 Encerramento: 05/03/2025 - 22:14
Correspondências
Expedientes
Leitura e Deliberação da Ata da Sessão Anterior:

Leitura e aprovação por unanimidade das Atas das Sessões Ordinária das 19h00 do dia 17 de fevereiro de 2025, Extraordinária das 13h00 do dia 18 de fevereiro de 2025, Extraordinária das 13h05 do dia 18 de fevereiro de 2025, Extraordinária das 13h10 do dia 18 de fevereiro de 2025, e Extraordinária das 13h00 do dia 25 de fevereiro de 2025.

Correspondências Recebidas:

Ofício nº 33/2025-GP, do senhor Tiago Luiz de Oliveira, Prefeito Municipal, dirigido à vereadora Maria Cristina Nobre Santos: “Vimos por meio deste, em resposta ao Ofício Especial, protocolado à esta Municipalidade sob o nº 322/2025, informar que o Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social há algum tempo efetuaram as tratativas junto a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) e houver a realização de Termo de Compromisso da Unidade Recebedora - Cozinha Piloto, com o mesmo objetivo de vossa solicitação”; Ofício nº 48/2025-GP, do senhor Tiago Luiz de Oliveira, Prefeito Municipal, dirigido ao presidente da Câmara Antônio Carlos de Freitas: “Vimos por meio deste, nos termos do artigo 63, inciso XVIII, da Lei Orgânica do Município, requerer a prorrogação do prazo em 15 (quinze) dias para conclusão e elaboração de resposta aos Requerimentos nº 01/25, 03/25, 04/25, 05/25, encaminhados por essa Egrégia Casa Legislativa, por meio do protocolo nº 550/2025, visto que estamos aguardando as informações dos Departamentos e estes pela alta demanda de serviços, ainda não encaminharam as informações necessárias na totalidade”; Ofício nº 50/25, do senhor Tiago Luiz de Oliveira, Prefeito Municipal, dirigido ao presidente da Câmara Antonio Carlos de Freitas: “Vimos por meio deste, solicitar de Vossa Excelência, a retirada do projeto de lei nº 08/25, que dispõe sobre alteração da Lei Municipal nº 4.800/2022, que trata sobre a criação da Ouvidoria-Geral do Município, e dá outras providências”; Convite da Secretaria de Estado de Políticas para a Mulher - Dia da Mulher - Dia Internacional da Mulher: “É com grande honra que o(a) convidamos para a celebração do Dia Internacional da Mulher, que acontecerá no dia 7 de março de 2025, às 10h30, no Auditório Simón Bolívar, localizado na Avenida Mário de Andrade, 664, Barra Funda/SP. O evento contará com a apresentação das novas políticas públicas do movimento SP Por Todas, uma iniciativa fundamental para promover benefícios essenciais às mulheres do estado de São Paulo. Durante a cerimônia, abordaremos temas de grande relevância, como segurança, saúde, educação e mercado de trabalho, com o objetivo de construir um futuro mais justo, igualitário e inclusivo para todas. Para enriquecer ainda mais as discussões e garantir que as ações da secretaria atendam de forma eficaz às necessidades locais, é de extrema importância que este convite seja compartilhado com todos os vereadores da casa. Dessa forma, todos poderão conhecer as novas iniciativas da secretaria, que podem ser solicitadas pelos municípios em prol das mulheres. Sua presença será essencial para fortalecer esta causa e colaborar com os esforços na construção de uma sociedade mais equitativa. Pedimos a gentileza de confirmar sua presença até 28/02, respondendo a este e-mail. Contamos com sua participação para tornar este momento ainda mais significativo”; E-mail da senhora Josiane Galera Garcia Doná, Responsável pelo Faturamento do CIMSA - Consórcio Público Intermunicipal de Saúde de Birigui, dirigido ao presidente da Câmara Antonio Carlos de Freitas: “Referência: Ofício 15/2025 - Requerimento nº 02/25, de autoria dos vereadores André Luiz Cunto e Wallison Roberto da Silva: “Em atendimento a R. solicitação da congluada Casa de Leis estamos encaminhando planilha contendo todas as informações solicitadas, desde identificação dos profissionais, especialidade, tipo de atendimento, competência, quantidade, valor unitário e valores totais. Também faz pertinente informar que os valores são aqueles credenciados pelo Consórcio, no qual é exigido que as empresas apresentem toda documentação de regularidade jurídica, fiscal, trabalhista, econômica/financeira e capacidade, estando o edital disponível para credenciamento de todas as empresas que se interessarem. Quanto a definição dos profissionais, estes ficam a cargo do município, dentre aqueles credenciados. Havendo necessidade de maiores esclarecimentos nos colocamos a inteira disposição, bem como salientamos que a divulgação das informações prestadas em anexo, são de inteira responsabilidade da Casa de Leis, observando o que dispõe a Lei Federal nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei de Proteção de Dados)”; e Ofício nº 56/2025-GP, do senhor Tiago Luiz de Oliveira, Prefeito Municipal, dirigido ao presidente da Câmara Antonio Carlos de Freitas, em resposta ao Requerimento nº 04/25, de autoria do vereador Anízio Antonio da Silva: “Em atenção a solicitação feita pelo Vereador Anízio Antonio da Silva, solicitando informações detalhadas sobre a situação financeira do Município no Exercício de 2024, em especial, as seguintes: a. Demonstrativo da Receita e Despesa do Município até a data de 31.12.2024, discriminando as fontes de arrecadação e os gastos efetuados; 2. Relatório atualizado sobre o cumprimento dos limites de gastos com pessoal conforme Lei de Responsabilidade Fiscal; 3. Saldo disponível nos cofres públicos, incluindo contas bancárias e eventuais aplicações financeiras existentes em 31.12.2024; 4. Relatório de Restos a Pagar de exercícios anteriores que impactem o orçamento de 2025.

Comissões Permantes da Câmara:

Leitura e aprovação por unanimidade, do seguinte Requerimento de urgência de autoria de vereador: Requerimento nº 36/25, de autoria do vereador André Luiz Cunto, solicitando discussão e votação únicas no Projeto de Lei nº 22/25. O senhor presidente comunicou que as Comissões de Constituição, Justiça e Redação; e Orçamento, Finanças e Contabilidade, haviam exarado os Pareceres nºs 12 e 14/25, favoráveis a que o Projeto de Lei nºs 22/25 e o Projeto de Lei Complementar nº 04/25, fossem submetidos à deliberação; e que a Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Lazer e Turismo, havia exarado os Pareceres nºs 08 e 10/25, favoráveis a que o Projeto de Lei nº 22/25 e o Projeto de Lei Complementar nº 04/25, fossem submetidos à deliberação.

Matérias do Expediente
MatériaEmenta Situação
1 - Indicação nº 33 de 2025
Processo: -
Autor: DR. WALLISON
Turno:
O vereador que esta subscreve, nos termos regimentais, INDICA, por intermédio de Vossa Excelência, ao senhor Tiago Luiz de Oliveira, Prefeito Municipal, sejam tomadas as providências necessárias, objetivando a elaboração e encaminhamento à esta Casa Legislativa, de um Projeto de Lei com o objetivo de regulamentar a atuação da Brigada de Combate a Incêndios de Buritama, garantindo melhores condições de trabalho e a valorização dos brigadistas.
Não informada
2 - Requerimento nº 27 de 2025
Processo: -
Autor: FERNANDA MACENO
Turno:
Eu, FERNANDA MACENO COLETTA MESTRINER, abaixo assinado, vereadora com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIRO a gentileza de Vossa Excelência, depois de ouvido o douto plenário, seja oficiado a senhora Amanda Carina Sanches, Diretora do Departamento Municipal de Cultura, no sentido de informar à esta Casa Legislativa, o real motivo de o município de Buritama deixar de atuar como parceiro com o Governo do Estado de São Paulo e do Museu da Imagem e do Som, no Programa Pontos MIS/2025, programa este de formação e difusão cultural, onde estabelece ações culturais regulares e contínuas, junto aos municípios com baixa oferta de atividades culturais, com programações de cinema, oficinas, palestras e exposições, visando a formação de novos públicos para a cultura e ativação cultural dos espaços municipais.
Não informada
3 - Requerimento nº 28 de 2025
Processo: -
Autor: CARLINHO DO DIVINO
Turno:
Eu, CARLOS ROBERTO TEIXEIRA, abaixo assinado, vereador com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIRO a gentileza de Vossa Excelência, seja oficiado o senhor Tiago Luiz de Oliveira, Prefeito Municipal, no sentido de encaminhar à esta Casa Legislativa, cópia de todo o Processo da Compra Direta nº 07/2025, por Dispensa de Licitação, da “contratação de empresa para prestação de serviços técnicos especializados em assessoria jurídica na área de licitações e contratos do município de Buritama-SP”, no valor total estimado de R$. 62.400,00, correspondente ao período de vigência de 12 meses.
Não informada
4 - Requerimento nº 29 de 2025
Processo: -
Autor: FEBEM
Turno:
Eu, CARLOS ALBERTO DOS SANTOS, abaixo assinado, vereador com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIRO a gentileza de Vossa Excelência, seja oficiado o senhor Tiago Luiz de Oliveira, Prefeito Municipal, no sentido de encaminhar à esta Casa Legislativa, cópia de todo o Processo de Compra Direta nº 11/2025, por Dispensa de Licitação, da “contratação de empresa especializada para fornecimento de consultoria/assessoria nas áreas de imprensa, relações públicas e comunicação”, no valor total estimado de R$. 45.000,00, por período de vigência de 03 meses.
Não informada
5 - Requerimento nº 30 de 2025
Processo: -
Autor: FEBEM
Turno:
Eu, CARLOS ALBERTO DOS SANTOS, abaixo assinado, vereador com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIRO a gentileza de Vossa Excelência, seja oficiado o senhor Tiago Luiz de Oliveira, Prefeito Municipal, no sentido de encaminhar à esta Casa Legislativa, cópia de todo o Processo de Compra Direta nº 1, por Dispensa de Licitação, da “contratação de empresa gráfica para confecção e impressão de carnês de IPTU, ISSQN e Taxa de Licença do exercício de 2025”.
Não informada
6 - Requerimento nº 31 de 2025
Processo: -
Autor: FEBEM
Turno:
Eu, CARLOS ALBERTO DOS SANTOS, abaixo assinado, vereador com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIRO a gentileza de Vossa Excelência, seja oficiado o senhor Tiago Luiz de Oliveira, Prefeito Municipal, no sentido de encaminhar à esta Casa Legislativa, informações documentadas e detalhadas referentes as pessoas, físicas e jurídicas, que estão prestando serviços junto ao Departamento de Saúde do Governo do Município de Buritama, contratadas através do Consórcio Intermunicipal de Saúde-CIMSA, com cópia de todos os contratos e da publicidade no Diário Oficial de cada um, especificando ainda, o local de trabalho em que essas pessoas, físicas e jurídicas, estão prestando seus serviços, atualmente. No caso de pessoa jurídica, informar ainda, a quantidade de trabalhadores de cada empresa, com nome completo, função e remuneração de cada um.
Não informada
7 - Requerimento nº 32 de 2025
Processo: -
Autor: FEBEM
Turno:
Eu, CARLOS ALBERTO DOS SANTOS, abaixo assinado, vereador com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIRO a gentileza de Vossa Excelência, seja oficiado o senhor Tiago Luiz de Oliveira, Prefeito Municipal, no sentido de encaminhar à esta Casa Legislativa, cópia de todo o Processo de Compra Direta nº 10/2025, por Dispensa de Licitação, da “contratação de empresa especializada na realização de processo seletivo, incluindo todas as etapas do certame e as despesas com software, questões, site de hospedagem e demais despesas administrativas para a prefeitura do município de Buritama”, no valor total estimado de R$. 45.600,00.
Não informada
8 - Requerimento nº 33 de 2025
Processo: -
Autor: CARLINHO DO DIVINO
Turno:
Eu, CARLOS ROBERTO TEIXEIRA, abaixo assinado, vereador com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIRO a gentileza de Vossa Excelência, seja oficiado o senhor Tiago Luiz de Oliveira, Prefeito Municipal, no sentido de encaminhar à esta Casa Legislativa, informações documentadas e detalhadas de todas as pessoas, físicas e jurídicas, que foram contratadas e estão prestando serviços no Pronto Atendimento, instalado na UBS III Jaime Pinto Cunha.
Não informada
9 - Requerimento nº 34 de 2025
Processo: -
Autor: CARLINHO DO DIVINO
Turno:
Eu, CARLOS ROBERTO TEIXEIRA, abaixo assinado, vereador com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIRO a gentileza de Vossa Excelência, seja oficiado o senhor Ettore Zanin, Diretor Executivo do Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente - SAAEMB, no sentido de encaminhar à esta Casa Legislativa, cópia de todo o Processo nº 02/2025, por Dispensa de Licitação, da “contratação de empresa especializada na prestação de serviços técnicos de assessoria e consultoria na área de compras, licitações e contratos”, no valor total de R$. 47.400,00.
Não informada
10 - Projeto de Lei Ordinária nº 22 de 2025
Processo: -
Autor: TIAGO LUIZ DE OLIVEIRA - PREFEITO MUNICIPAL
Turno:
Institui serviço de transporte coletivo urbano fornecido pelo Município Municipal, e dá outras providências.
Não informada
11 - Projeto de Lei Ordinária nº 23 de 2025
Processo: -
Autor: TIAGO LUIZ DE OLIVEIRA - PREFEITO MUNICIPAL
Turno:
Fixa o valor para pagamento de Obrigações de Pequeno Valor/RPV, decorrentes de decisões judiciais, nos termos do Art. 100, § 30 e 40 da Constituição Federal.
Não informada
12 - Requerimento nº 35 de 2025
Processo: -
Autor: CARLINHO DO DIVINO
Turno:
Eu, CARLOS ROBERTO TEIXEIRA, abaixo assinado, vereador com assento na Câmara Municipal de Buritama, Estado de São Paulo, REQUEIRO a gentileza de Vossa Excelência, seja oficiado o senhor Tiago Luiz de Oliveira, Prefeito Municipal, no sentido de encaminhar à esta Casa Legislativa, informações documentadas e detalhadas, com cópia do processo completo que culminou no Ato que autoriza a Contratação Direta nº 577/2025, por Dispensa de Licitação, tendo a descrição de “Contratação de empresa especializada para fornecimento de mão de obra para prestação de serviços em manejo ambiental no combate ao mosquito aedes egipty”, homologado no valor unitário de R$. 121.000,00. Informar ainda, as datas da publicação no Diário Oficial do Município, desde a Dispensa de Licitação ao Extrato do Contrato.
Não informada
13 - Requerimento nº 36 de 2025
Processo: -
Autor: ANDRÉ DO ZÉ CARLÃO
Turno:
REQUER URGÊNCIA NA DELIBERAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 22/2025.
Não informada
Matérias da Ordem do Dia
MatériaEmenta Situação
1 - Projeto de Lei Ordinária nº 22 de 2025
Processo: -
Autor: TIAGO LUIZ DE OLIVEIRA - PREFEITO MUNICIPAL
Turno:
Institui serviço de transporte coletivo urbano fornecido pelo Município Municipal, e dá outras providências.
Não informada
2 - Projeto de Lei Complementar nº 4 de 2025
Processo: -
Autor: TIAGO LUIZ DE OLIVEIRA - PREFEITO MUNICIPAL
Turno:
Dispõe criação de vagas a cargo de caráter efetivo junto ao quadro de pessoal do Governo do Município de Buritama, e dá outras providências.


Obs.: 1ª DISCUSSÃO E VOTAÇÃO
Não informada